18 de Julho de 2018

Transparência Internacional seleciona jornalistas para conferência anticorrupção

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Jornalistas com até 35 anos e fluentes em inglês podem se candidatar para integrar a Young Journalist Initiative. As inscrições ficarão abertas até 15 de agosto. Os selecionados farão a cobertura oficial da 18ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês). O evento ocorrerá em Copenhague, capital da Dinamarca, de 22 a 24 de outubro. Os escolhidos terão passagens aéreas, hospedagem e despesas com vistos cobertos pelo programa. As inscrições podem ser feitas no site.

Os candidatos devem ser interessados no combate à corrupção e em aprender mais sobre a Transparência Internacional. Os interessados também precisam ter sólida experiência reportando questões sociais. Jornalistas de televisão, rádio, impresso e digital, bem como fotojornalistas, editores de vídeos e social media podem se inscrever. Além de portfólio e um currículo pessoal, os candidatos devem escrever um pequeno texto com os motivos pelos quais desejam participar do programa. A lista de nacionalidades elegíveis está disponível aqui e inclui a brasileira.

A Young Journalist Initiative começou na 14ª edição da conferência, em Bangkok (Tailândia). Desde então, jovens jornalistas de todo mundo são selecionados anualmente para cobrir o evento. O jornalista brasileiro Piero Locatelli foi um dos escolhidos para a cobertura da 15ª edição, que ocorreu em Brasília em 2012. Segundo ele, a Transparência Internacional oferece uma boa estrutura para a cobertura, e a IACC é uma oportunidade para conseguir fontes.

“O trabalho na conferência é interessante porque, para além da questão da corrupção, tem muita gente importante ali de outros debates, como sustentabilidade e acesso à informação. Além disso, a Transparência Internacional estimula e ajuda a fazer coisas de volta ao teu veículo no Brasil”, conta Locatelli.

Para ele, a conferência é uma oportunidade de ficar em contato com jornalistas dos principais veículos estrangeiros, além de profissionais de países mais “periféricos”. “Eu formei uma rede de ótimos colegas e amigos, com os quais trabalhei em diversos projetos desde então, dentro e fora da Transparência Internacional. Desde que entrei no grupo, em 2012, não sei nem contar quantas vezes ajudei ou fui ajudado por esses colegas”, aponta o freelancer brasileiro.

Os selecionados para a 18ª Conferência serão contatados até 31 de agosto. Eles produzirão reportagens e materiais para os vários canais da IACC, incluindo o blog da conferência, bem como o Facebook, o Twitter e o Vimeo. Os jornalistas serão orientados pela equipe de mídia da IACC e da Transparência Internacional. Eles terão a oportunidade de entrar em contato com figuras influentes no combate à corrupção de organismos governamentais, não-governamentais e da iniciativa privada.

Fonte: Portal Comunique-se

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É apresentadora do programa Manhã CBN, na Rádio CBN Natal (91,1FM), gerente de comunicação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e sócia-diretora da agência Ska Comunicação, atuando como consultora para instituições e lideranças.

+ Leia mais

Categorias