Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Setembro de 2018

Setembro Verde, mês de conscientização pela doação de órgãos, contará com ações do Instituto do Bem

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Instituto do Bem (iBEM), instituição que atua na promoção da cultura da doação de órgãos e na viabilização de transplantes, dá início hoje ao ciclo de atividades do Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos e transplantes em todo o Brasil. Para marcar o período, o iBEM lançou uma nova campanha nos meios de comunicação, com histórias reais de pessoas que receberam órgãos, para destacar o valor não somente da doação, mas de declarar-se doador. No dia 27 de setembro, celebra-se o dia nacional da doação de órgãos.

A campanha tem como tema “A melhor coisa que alguém pode herdar de você é uma nova vida” e já está no ar em diversas emissoras de televisão, rádio e em veículos impressos. Além da campanha, o iBEM estará presente nos dois maiores shoppings de Natal – Natal Shopping e Midway Mall – no período de 27 a 30 de setembro, com ações de divulgação e esclarecimento sobre transplantes e doação de órgãos. Será realizada a distribuição da carteirinha de doador, que tem efeito simbólico, e ainda de folders explicativos. Os estandes vão contar também com ações de saúde, como verificação da pressão arterial e glicemia.

Doação de órgãos na pauta nacional

A presidente do Instituto do Bem, Raquel Macedo, explica que o Setembro Verde levanta a bandeira da doação de órgãos nacionalmente. “O iBEM aproveita esse momento de atenções à causa para levar essa conscientização para a população de quão generoso e importante é esse ato de doar, e mais importante ainda, de comunicar às suas famílias a intenção de doar”, afirma.

Raquel Macedo lembra que, com a mudança da legislação, não é mais permitido declarar-se doador na carteira de identidade. “A legislação atual remete a decisão à família, então se torna ainda mais importante que as pessoas declarem o seu desejo de serem doadores às suas famílias, pois são elas que vão decidir”, explica.

Ela informa ainda que a carteirinha de doador que será distribuída nas ações não tem efeito jurídico, mas é importante para informar a parentes e amigos próximos sobre o desejo de ser doador. “Dentro das ações do Setembro Verde, as pessoas poderão emitir a carteirinha de doador de órgãos que tem esse efeito simbólico”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias