Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Abril de 2024

Projeto Reflorescer promove dia de ações sustentáveis em comunidade agrária de Afonso Bezerra (RN)

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Projeto Reflorescer promoveu, na quarta-feira, dia 3, um dia marcado por ações que têm transformado positivamente os assentamentos de reforma agrária de Afonso Bezerra, município do Rio Grande do Norte, cujo território é composto pelo bioma Caatinga. Além do time da 3R Petroleum, que é patrocinadora do Projeto, o evento contou com a participação da Associação Norte-Rio-Grandense dos Engenheiros Agrônomos (ANEA), executora do Projeto, sindicatos e associações da região.

Na ocasião, os participantes se reuniram com os residentes do Projeto de Assentamento Alto da Felicidade I para acompanhamento das ações do Reflorescer. Durante o dia, houve uma visita ao meliponário de abelhas Jandaíras, onde apresentaram as características das abelhas, a diversidade de oportunidades de mercado de mel, além de suas propriedades medicinais. A instalação de um meliponário não apenas viabiliza a obtenção de renda, mas também contribui para uma polinização mais eficaz das plantas da região.


 
O time também visitou o viveiro que abrigará as mudas a serem utilizadas no reflorestamento e que serão cultivadas por mulheres da comunidade. A iniciativa de recuperação florestal traz vantagens tanto para mitigar a degradação das áreas quanto para envolver as famílias na reabilitação da natureza, promovendo ações de educação ambiental.

O encontro no Alto da Felicidade II, para entrega de mudas frutíferas, contou com expressiva participação da comunidade, que recebeu mudas de manga, pinha, goiaba e cajarana. A reunião destacou a relevância das ações socioambientais do Reflorescer e como elas promoverão benefícios para todos os moradores, resultando na melhoria da segurança alimentar. Também foram fornecidas orientações acerca dos cuidados com as mudas, considerando aspectos como plantio, poda, irrigação e preparo do solo. As mudas frutíferas irão compor quintais produtivos nas propriedades dos assentados.

As atividades foram bem recebidas pelas comunidades e fazem parte de diversas ações que vislumbram um futuro mais sustentável e próspero para a sociedade, que é um dos alicerces do Reflorescer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias