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12 de Outubro de 2018

Polêmica no marketing digital: estudo francês diz que quase metade dos investimentos em anúncios é ineficaz

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Estima-se que sejam investidos anualmente cerca de US$ 200 bilhões, mas 47% das peças publicitárias digitais pagas com esses recursos são ineficazes. Os dados são de uma nova pesquisa da francesa Adloop, especializada em marketing digital. Realizado junto a 32 companhias, o estudo aponta para algumas das causas da pouca eficiência de quase a metade da publicidade online.

Uma delas, relata o site Media-Tics, são as palavras-chave que canalizam audiência aos anúncios e pelas quais os anunciantes fazem lances pelo direito de usá-las. A escolha de palavras-chave para um anúncio se tornou uma arte, informa o site especializado em comunicação, já que o ajuste fino desse trabalho geralmente significa a diferença entre obter relevância ou irrelevância. A análise do Adloop, entretanto, calcula que entre 20% a 30% das palavras-chave não são eficazes.

A competição pelo tempo do usuário é outro problema. Exemplo disso são as dezenas de produtos e serviços exatamente iguais, mas promovidos por empresas diferentes. Nesses casos, os usuários clicam em várias peças publicitárias ou ofertas para fazer comparações e, nesse movimento, rapidamente descartam muitas delas sem mesmo olhar todo o conteúdo. Para o anunciante, isso significa desembolso, uma vez que alguém clicou no seu anúncio. O retorno, porém, inexiste. Os bloqueadores publicitários são um terceiro obstáculo à eficiência dos anúncios digitais, reforça a pesquisa da Adloop.

Fonte: Jornal ANJ Online, disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/73-jornal-anj-online/13221-quase-a-metade-dos-investimentos-em-anuncios-digitais-e-ineficaz-diz-estudo.html

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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