Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Junho de 2018

Plataforma da USP simplifica acesso a mais de 30 anos de produção intelectual da instituição

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma plataforma nova lançada pela Universidade de São Paulo (USP) está proporcionando ao público o acesso simplificado à produção intelectual dos pesquisadores da melhor instituição de ensino superior do país. A Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) da USP reúne em seu acervo cerca de 925 mil registros, incluindo a produção científica, acadêmica, artística e técnica de pesquisadores, mais as teses e dissertações defendidas desde 1985. E, diariamente, esses números são atualizados, à medida que os bibliotecários cadastram novos documentos.

De acordo com a USP, a ferramenta foi idealizada para funcionar como um buscador sofisticado mas fácil de personalizar para o usuário de acordo com seus interesses. Com uma única interface, a ferramenta proporciona a descoberta, recuperação e rastreabilidade da produção de pesquisadores, departamentos e unidades da Universidade.

A universidade informa ainda que além do acesso à íntegra de documentos que estão disponíveis para acesso aberto na internet, a BDPI indica o caminho para o material mais antigo, que ainda não foi digitalizado.

BDPI permite pesquisas de artigos e teses

A BDPI pode ser utilizada para descoberta de artigos, trabalhos de evento, livros e capítulos de livro, teses e dissertações por assunto, autor e por unidade, expressando competências e especialidades dos pesquisadores da USP.

Mas também é fonte de indicadores e métricas associadas às produções registradas, apresentando os totais por tipo de material, autor, ano de publicação, idioma, título da fonte, editora, idioma, agência de fomento, indexação em bases de dados, entre outras opções de recuperação de dados, apresentados em gráficos.

O Dashboard permite visualizar de maneira simples informações pré-configuradas, podendo ser personalizado pelo usuário, com aplicação de filtros. O pesquisador poderá ter informações agregadas sobre sua unidade, departamento ou sobre um pesquisador, permitindo ter uma visão global do conjunto. Acesso pelo endereço http://bdpi.usp.br/dashboard.php

Com informações de texto de Luiza Caires, no Jornal da USP.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias