Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Outubro de 2018

Pesquisa traça perfil da audiência de Podcast e aponta quais são os preferidos do público no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Portal Meio e Mensagem divulgou pesquisa que traça um panorama do universo dos Podcasts no Brasil, detalhando o perfil da audiência deste tipo de conteúdo em áudio que tem como diferenciais a liberdade de decidir quando e aonde ouvir, além da grande diversidade de temas. Divulgada nesta semana, a PodPesquisa, maior levantamento recente sobre podcast, desenvolvida pela Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD) em parceria com a CBN.

De acordo com as informações do Meio e Mensagem, a pesquisa digital está na quarta edição e recebeu mais de 22 mil respostas de três grupos: ouvintes de podcast, produtores de podcast e não ouvintes de podcast. O questionário foi aplicado com 24.398 pessoas, sendo 22.691 ouvintes de podcast. Outras 1.405 responderam também como produtores de podcast e 302 não ouvintes de podcast. As respostas foram coletadas durante os meses de julho e agosto deste ano. Um dos principais recortes mostra que a maioria dos ouvintes, 84,1%, é masculina e na faixa de 30 a 39 anos, 31,4%.

Dos perfis profissionais que escutam podcast, 22,1% pertencem à área de tecnologia, grande parte tem ensino superior completo, 32,7%. Por estados, São Paulo concentra 36,6% dos ouvintes, Rio de Janeiro tem 10,8%, seguido por Minas Gerais, 8% e Paraná, 7%. Entre os que responderam o questionário, 39,7% afirmaram que ouvem podcast há mais de cinco anos e 3,7% há menos de 6 meses. O smartphone é o device preferido apontado por 92,1% dos ouvintes.

O podcast campeão de audiência entre os entrevistados é o Nerdcast, indicado por 57% dos participantes, o Não Ouvo vem em seguida com 21,2% de indicação de audiência, em terceiro lugar está o Mamilos com 13,3%.

Ligação forte com o ouvinte

Gustavo Mafra, publicitário e host do talkshow Gugacast, explica que a mídia possibilita outra forma de conteúdo que vão além do áudio. “Só no Gugacast por exemplo, além da audiência que temos no programa que vai ao ar toda semana, temos mais de mil ouvintes que assinam nosso conteúdo diário exclusivo. É uma ligação tão forte que os anunciantes normalmente fazem promoções exclusivas para os assinantes também”, explica.

Segundo Caio Costa, publicitário e podcaster do Podcitário, os resultados da pesquisa confirmaram o gosto da audiência por um conteúdo que ultrapassa uma hora de duração. “Gerando um engajamento muito bom e que faz potenciais anunciantes se interessarem cada vez mais em anunciar nos podcasts que tenham mais afinidade com suas propostas, já que mais de 60% dos ouvintes responderam que dão mais atenção ao anúncio quando ele tem a ver com o podcasts”, afirma.

Foto/Unsplash. Leia mais em: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/10/23/o-perfil-da-audiencia-de-podcasts-no-brasil.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias