Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Novembro de 2022

Pesquisa: consumo de conteúdo e preocupação com desinformação crescem no período pós-pandemia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A partir de uma pesquisa com 16 mil consumidores globais de 18 países, a DoubleVerify constatou que o interesse por conteúdo, que aumentou durante a pandemia, segue em crescimento.

Dos entrevistados, 55% gastam mais tempo diário consumindo conteúdo em relação ao passado. O número é 70% na América Latina. Essa quantiaainda deve aumentar, tendo em vista que 27% esperam passar mais tempo nas mídias sociais no próximo ano. O número é maior entre a população de 18 a 24 anos (41%).

O hábito é a forma como 45% deles encontraram de se divertir sem novos custos em tempos de inflação alta.

Globalmente, 55% dos entrevistados se tornaram usuários de novos streamings digitais este ano. O número também é maior na América Latina: 72%. As movimentações que Netflix e outros players fazem para criar novas versões de assinatura mais baixa com publicidade é válida, tendo em vista que 59% estão abertos a assinar streamings de valor mais baixo em troca de ver anúncios.

Percepção dos usuários em relação à anúncios

A pesquisa também buscou mapear os hábitos em relação à publicidade. Os entrevistados dizem ver entre um a 50 anúncios diariamente. Mas nem todas essas mensagens são absorvidas. Dos consultados, 66% são mais propensos a se atentar ao anúncio se a peça capturar seu interesse em até cinco segundos.

Outro indicativo que torna o anúncio mai atrativo é se a peça for relevante para o conteúdo visualizado, ou seja, esteja dentro de um contexto.

Como a desinformação impacta as marcas

A desinformação é um problema da sociedade e, portanto, inclui as marcas. No relatório, 61% dos entrevistados disseram que são menos popensos a adquirir produtos ou serviços de uma marca se a vissem próximas a um conteúdo que eles consideram uma desinformação. A porcentagem é maior na América Latina: 68%. Já 69% valorizam empresas que lutam ativamente contra essa questão.

Fonte: Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/11/22/conteudo-desinformacao.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias