Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Novembro de 2018

Pesquisa Gallup: imprensa recupera confiança dos norte-americanos e credibilidade das redes sociais cai

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Apesar de ser bombardeada quase que diariamente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ter de enfrentar a concorrência das redes sociais, marcadas por desinformação, a imprensa do norte-americana começou a recuperar sua credibilidade. Nova pesquisa do Instituto Gallup mostra que, após um longo período de queda desde 2009, as empresas jornalísticas contam atualmente com a confiança de 45% dos norte-americanos, para os quais a imprensa relata as notícias "de forma completa, precisa e justa".

O percentual é bem superior ao do ápice da crise de credibilidade (32%), em 2016, ano da última eleição presidencial no país, marcada pelas notícias falsas. Ao mesmo tempo, outras pesquisas recentes mostram que, ao contrário, a confiança nas redes sociais continua em queda. Uma delas, feita pela Harris Poll junto a 2 mil norte-americanos, por exemplo, explorou o sentimento dos usuários das plataformas das empresas de tecnologia, e descobriu alto nível de negatividade. No caso Twitter, por exemplo, 46% afirmaram experimentar a sensação de que quere matar ou deixar a rede social morrer.

No caso da pesquisa do Instituto Gallup, destaca-se o fato que entre os democratas a confiança em relação ao jornalismo é muito superior percentual geral: 76%, a mais alta na tendência da Gallup por partido, com base nos dados disponíveis desde 1997. A confiança do grupo classificado como independente agora é de 42%, a maior para esse grupo desde 2005. Os republicanos, por sua vez, ficam bem atrás, com 21%.

Os republicanos normalmente depositam menos confiança na mídia do que os independentes e, especialmente, os democratas. Mas os dados mais recentes mostram que a diferença entre republicanos e democratas cresceu; 55% pontos percentuais neste ano e 58 pontos percentuais em 2017. Os ataques do presidente Trump à imprensa são provavelmente um catalisador dessa visão cada vez mais polarizada da mídia. Os republicanos, diz a pesquisa, concordam com as afirmações de Trump segundo as quais a imprensa cobre injustamente seu governo.

Fonte: ANJ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias