Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

31 de Julho de 2018

Pesquisa da FIERN aponta que eleitores potiguares vão se informar por Facebook, Whatsapp e Instagram

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

As redes sociais, um dos principais focos de atenção das campanhas eleitorais deste ano, ocupam posição de destaque entre as mídias digitais que estão ajudando o eleitor a definir seu voto. Em pesquisa contratada pelo Sistema FIERN e realizada pelo Instituto CERTUS para avaliar o cenário político-eleitoral no Rio Grande do Norte, chegou a 32,55% o percentual dos eleitores que usam o Facebook para se informar sobre política e eleições.

O WhatsApp aparece como segunda rede social mais consultada para informações políticas e eleitorais, com 24,62%. O Instagram destaca-se como terceira rede social para assuntos de política e eleições, com 13,35% da preferência. Os portais de notícias aparecem em seguida, como fonte de informação de 7,82% dos internautas potiguares para política e eleições; o YouTube tem 4,43%; os blogs aparecem com 3,82% e o Twitter com 1,11%. Mais de 12% dos entrevistados disse que não vão usar nenhum canal digital para se informar sobre as eleições.

A pesquisa aferiu ainda qual o percentual de eleitores potiguares que acessa a internet – 69,39% responderam que acessam e 30,47% responderam que não acessam.

A pesquisa também questionou aos entrevistados em que instituições eles mais confiam. A metade dos entrevistados, 50%, declararam confiar na Igreja Católica. Em seguida vêm as forças militares, com 13,97%; o Poder Judiciário, com 8,01%; a imprensa, 4,33%; o Poder Executivo, com 1,13%; o Poder Legislativo, com 0,99% e chega a 19,08% o percentual de entrevistados que declararam não confiar em nenhuma das instituições citadas.

A pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” foi realizada entre os dias 21 a 25 de julho de 2018 e entrevistou 1.410 eleitores de 40 municípios do estado do Rio Grande do Norte. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com os números de registro RN-08199/2018 e BR-04763/2018. A pesquisa incluiu questionamentos de intenção de voto, entre outras perguntas. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos. Foram ouvidos eleitores maiores de 16 anos residentes nas sete regiões do estado.

Com informações divulgadas nos perfis da FIERN nas redes sociais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias