Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Agosto de 2018

Oito entre dez norte-americanos acreditam que gigantes digitais devem ser regulados como a mídia, diz pesquisa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Pouco menos de dois anos após a eleição presidencial de 2016 dos Estados Unidos, em que a desinformação nas redes sociais pode ter sido decisiva no resultado do pleito e, posteriormente, de uma enxurrada de escândalos envolvendo empresas como o Facebook, os norte-americanos estão finalmente exigindo mais responsabilidades das gigantes de tecnologia. Quase oito em cada dez norte-americanos concordam, por exemplo, que essas companhias devem estar sujeitas às mesmas regras e regulamentos que os jornais e redes de televisão, que são responsáveis pelo conteúdo que publicam, segundo indica nova pesquisa da Knight Foundation e Gallup, divulgada na última quarta-feira (15) e publicada pela Anj.

O estudo, de acordo com a matéria, integra uma série de relatórios produzidos ao longo do ano e revela que cerca de 85% dos entrevistados (2 mil, ao todo) acham que as plataformas não estão fazendo o suficiente para impedir a disseminação da desinformação. Um pouco mais da metade dos norte-americanos (54%), especialmente aqueles entre 18 e 34 anos (66%), acreditam que as empresas de internet ajudam as pessoas a se manterem melhor informadas. O público, porém, espera que as empresas de tecnologia assumam novas obrigações como distribuidores de informações.

Segundo o texto a maioria (88%), por exemplo, exige mais transparência e defende que as companhias de internet devem divulgar os métodos que usam para fornecer conteúdo de notícias. Cerca de 80% disseram que, em relação a determinados tópicos, as empresas de internet deveriam mostrar a todos os usuários iguais informações das mesmas organizações de notícias.

Em dúvida

Os entrevistados revelaram estarem confusos sobre como combater a desinformação. A maioria (80%) apoia a ideia de que as principais empresas da internet sejam responsáveis por excluir o conteúdo que suspeitam ser desinformação. No entanto, a maior parte dos norte-americanos também está preocupada que a remoção de informação possa resultar em uma visão geral tendenciosa das notícias – no caso dos removidos e seus simpatizantes, blefando ou não, ameaçam a fazer isso a favor deles. A maior parte dos entrevistados teme ainda que isso possa aumentar potencialmente a influência que as empresas do Vale do Silício têm em relatar notícias relacionadas aos seus próprios pontos de vista, restringindo a expressão de certas perspectivas.

Embora os norte-americanos americanos estejam inclinados pela regulamentação das gigantes da internet, eles não acreditam que isso seja feito pelo governo. A responsabilidade, afirmam, deve ser das próprias empresas (46%) ou de seus usuários (38%).

Fonte: Redação ANJ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias