Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Abril de 2018

Nove lições da Shark Tank Camila Farani para o sucesso no mundo dos negócios

[1] Comentários | Deixe seu comentário.

Por Juliska Azevedo

A essência do sucesso empreendedor, seja de quem tem a ideia inicial ou de quem quer investir, foram apontadas ontem pela advogada Camila Farani, investidora anjo que tem em seu portfólio 30 startups e é uma das integrantes do elenco do Shark Tank Brasil.

O programa exibido na Band tornou-se um dos destaques de audiência da TV aberta brasileira, com novos empresários que disputam investimentos – e mentoria – dos tubarões dos negócios como Camila. Ontem (02) ela falou a uma plateia seleta, de empresários e formadores de opinião, no 1º Summit Negócios, na Arena das Dunas (foto).

Com domínio da oratória e da plateia, Camila indicou suas lições para quem quer empreender com sucesso e, ainda, para o investidor que busca uma startup para apoiar financeiramente. Seguem algumas das frases e dicas da Shark Tank no evento:

Ouça equipe, colaboradores, tenha um “conselho”

Camila começou contando que também já fracassou nos negócios. Mas um dos caminhos para começar a enxergar melhor os caminhos, foi passar a ouvir sua equipe. Formar um “conselho” que discutia o serviço e os caminhos do que estava sendo feito, a fez refletir melhor sobre os rumos.

As respostas já estão com você

Mas a Shark Tank lembrou também que é comum, nos aperreios, procurar a falha nos outros – clientes, fornecedores, etc – e não admitir as fraquezas como gestor. “Mas as respostas estão dentro de você”, ressaltou.

Invista em seu propósito de vida

Seu negócio tem que ter a sua cara. Ser o que você gosta, o que acredita. “Martin Luther King dizia ‘eu tenho um sonho’. Ele não falava ‘vou trabalhar pelo sonho de vocês’. O empreendedor tem que ter SEU sonho e fazer dele o propósito de vida”, disse.

Não use mais dinheiro do que precisa

A Shark Tank ressaltou que uma das principais razões da mortalidade de startups é, pasmem, receber de investidores mais dinheiro do que precisa. O empreendedor tem que saber o que precisa fazer com o dinheiro e traçar estratégias para isso. Não pode se deslumbrar e ficar sem metas de retorno definidas para o investidor.

O segredo não está nas respostas – mas no caminho até elas

Camila recomenda: não se preocupe com respostas prontas e imediatas. Curta e aproveite a jornada até chegar no lugar onde deseja com seu negócio.

Estude muito. Estude sempre

Não basta viver com o foco em seu negócio. É preciso dedicar tempo a estudar. Estudar o mercado. Estudar empreendedorismo. Ler de tudo. Saber o que está acontecendo no mundo. Camila Farani dedica pelo menos uma hora por dia para isso. “Onde você me vir parada - aeroporto, por exemplo - pode ter certeza que estarei lendo”, afirmou.

Antes de investir, identifique porque quer fazer isso

É para voltar à ativa? Para diversificar o portfólio? Networking? Desafio intelectual? O investidor também deve saber o porquê de destinar recursos para uma startup. E identificar o perfil que pretende seguir: se vai apenas investir dinheiro, ou também tempo, talento e mentoria.

Seja missionário nos negócios, e não mercenário

O missionário é estratégico, gosta de parcerias, é obcecado pelo cliente, valoriza ideias e procura significado no que faz. O mercenário age por oportunismo, é obcecado pela competição, quer fazer dinheiro (mas sem saber onde quer chegar) e está focado nos demonstrativos financeiros. Ser missionário imprime novo sentido a sua atuação nos negócios.

Quer captar investimentos, se organize!

Quem vai atrás de conquistar um investidor anjo para sua ideia deve se organizar. Ter definido seu modelo de negócio, o mercado que irá atuar, qual seu time de colaboradores, como seu negócio vai se desenvolver e quais as estratégias de crescimento, qual seu diferencial competitivo e de quanto precisa. Procurar investidor sem ter essas respostas é querer que o anjo se atire no escuro.

Os nove pontos são um resumo da abordagem de Camila Farani em uma palestra dinâmica, com a vantagem de quem conhece bem o mundo dos negócios e sabe contar histórias. O evento contou ainda com a palestra motivadora do Coach Rodrigo Peixoto; com a visão de quem conseguiu atrair os investimentos dos tubarões do Shark Tank, os empresários da Greenpalets, André Jimmy e Parizot Magalhães, e com a abertura do jornalista e empreendedor, Jean Valério, idealizador do evento.

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leandro Ramalho
Abr 06, 2018

Excelente texto. É possível tirar muitos "insights" para novos negócios a partir da fala da Camila Farani. Parabéns por compartilhar esse conhecimento

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias