13 de Julho de 2023
Maternidade Escola Januário Cicco oferta exames de mamografia
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Para reforçar a importância da realização do exame de mamografia, a Maternidade Escola Januário Cicco, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) vinculada à Rede Ebserh, intensificará os agendamentos de mamografias gratuitas para a população. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, realizada anualmente pela instituição, que este ano começará mais cedo, a partir de julho, e se estenderá até outubro.
A mamografia é um exame de radiografia das mamas que utiliza radiação para identificar nódulos e possíveis tumores. Esse exame é parte de um conjunto de ações que auxiliam na detecção precoce do câncer de mama e contribuem para o tratamento eficaz da doença.

O agendamento do exame pode ser realizado diretamente no setor de mamografia da Maternidade, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h. Podem candidatar-se pessoas com 40 anos de idade ou mais, sendo necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e solicitação médica de exames anteriores, se houver.
Luiz Murillo Lopes de Britto, mastologista e superintendente da MEJC, destaca a importância da mamografia como aliada na detecção precoce do câncer de mama. “Nós, como unidade de saúde, queremos estar ao lado das mulheres em sua jornada de saúde. A campanha é uma oportunidade para elas agendarem o exame, mas esse exame pode ser feito durante todo o ano em nossa maternidade”, enfatizou.
O serviço de mamografia da MEJC-UFRN-Ebserh foi aprovado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e é reconhecido como referência certificada no estado do Rio Grande do Norte pelo Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM).
Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com os colaboradores do serviço pelo número (84) 3215-8726.
Sobre a Rede Ebserh
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.