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15 de Junho de 2023

Mapeamento inédito revela os números das atividades turísticas na capital potiguar

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A área de gastronomia detém o maior número de empreendimentos entre os classificados na cadeia produtiva do turismo de Natal. Do total de 18,2 mil empregos formais gerados pelo setor, os empreendimentos de alimentação fora do lar respondem por 57,85% das ocupações, seguidos dos meios de hospedagem, que empregam 4.454 trabalhadores. Os números fazem parte de um mapeamento inédito realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura de Natal. Os principais dados desse diagnóstico foram apresentados aos empresários e representantes de entidades do setor turístico do estado nesta quarta-feira (14), na sede do Sebrae, em Natal.

Realizado no período de agosto a novembro do ano passado, o levantamento pesquisou e mapeou 2.184 empreendimentos ligados ao setor em Natal. Seis segmentos prioritários foram mapeados: Meios de Hospedagem, Alimentação Fora do Lar, Agências de Turismo, Lojas de Artesanato, Equipamentos de Entretenimento e Lazer, e Bugueiros. O levantamento aponta as principais dificuldades encontradas na condução das atividades, como pandemia; falta de mão de obra qualificada; divulgação/marketing do destino; acesso ao crédito, entre outros fatores.

Aponta ainda fatores na cidade que afetam de forma negativa o desempenho das empresas, como por exemplo estrutura da orla, limpeza urbana, policiamento, iluminação pública e saneamento. A pesquisa também mapeou a intensão de adesão ao passaporte natalense para determinados segmentos, bem como a proposta do voucher digital para a categoria de buggy turismo.

Foto: Joana Lima

A proposta é estruturar um inventário, contendo informações estratégicas para o setor, para criação de políticas públicas e ações que fortaleçam uma das principais bases econômicas da cidade. O estudo faz parte do Termo de Fomento firmado entre a Secretaria Municipal de Turismo de Natal e o Sebrae, e levantou os números dos negócios formais da capital potiguar em bairros previamente selecionados pela equipe técnica das duas instituições.

“Esses dados são importantes para o planejamento das ações, tanto do Sebrae quanto da prefeitura, pois o estudo aponta algumas necessidades desses segmentos pesquisados. Mostram a importância do turismo para a nossa capital”, explica o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra.

Alguns dados do mapeamento:

  • Agência de Turismo – 37 equipamentos
  • Loja de artesanato – 287 equipamentos
  • Bugueiros – 181 equipamentos
  • Gastronomia – 1362 equipamentos
  • Hospedagem – 229 equipamentos
  • Lazer e entretenimento – 88 equipamentos
  • Total – 2184 equipamentos

A apresentação dos resultados reuniu representantes da Prefeitura do Natal e dirigentes do Sebrae, além de empresários do setor. Participaram do evento na sede do Sebrae, em Natal, os diretores da instituição, José Ferreira de Melo Neto (superintendente) e João Hélio Cavalcanti (técnico), a secretária de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Abdon Gosson, o ex-secretário de turismo de Natal, Fernando Fernandes, que articulou a parceria com o Sebrae para a realização do mapeamento, vários representantes dos segmentos de agentes de viagens, receptivos, bugueiros e jornalistas especializados na área. Além das equipes técnicas do Sebrae e assessores da Prefeitura Municipal de Natal.

Durante o evento, o diretor superintendente do Sebrae-RN destacou as parcerias já estabelecidas com a Prefeitura do Natal, entre elas a Loja do Empreendedor na zona norte de Natal. Sobre o mapeamento, Zeca Melo afirma: “Agora, temos informações para determinar as nossas ações e projetos e assim vamos estabelecer no Sebrae projetos específicos, de acordo com os resultados desse mapeamento e montar as estratégias e as ações de mercado com base nas informações”.

De acordo com a secretária municipal de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, o estudo deverá nortear o planejamento das ações por parte do poder público municipal de forma assertiva.

“Esta é a primeira vez que é feito um levantamento como esse, que mostra as dificuldades e as condições que podemos melhorar. A ciência dos números do levantamento aponta para onde o poder público e a iniciativa privada devem investir, pois mostra os pontos positivos e os negativos para que a gente possa melhorar a infraestrutura turística da cidade”, avalia.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, os dados contidos no diagnóstico podem representar uma bússola para orientar o direcionamento dos investimentos feitos pela iniciativa privada com mais segurança, o que permitirá planejar a entrada em áreas de maior potencial de crescimento e em novos nichos de mercado.

“Com esses números a gente tem condições de saber exatamente como o turista está se comportando para chegar no nosso destino, se é o turista de classe média, classe média baixa ou de classe alta”, afirma Abdon Gosson.

Segundo o empresário, o turismo de luxo já vem despontando no mercado local ao longo dos últimos oito anos, com a chegada de hotéis de luxo. “Esse mercado está chegando e estamos sentindo isso naturalmente. Com um estudo como esse, temos a possibilidade de crescimento e de investir cada vez mais. Se tivermos dados concretos, aí sim a chegada de novos restaurantes, receptivo de luxo, e quem sabe heliportos em vários destinos, como Pipa e São Miguel do Gostoso? São muitas outras oportunidades que fazem com que o crescimento do turismo seja seguro. Ninguém investe em um setor econômico, se não tiver segurança”, argumenta Gosson sobre a utilidade das informações do diagnóstico.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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