Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Junho de 2022

Live 'Literatura e comunidade surda' abordará o acesso às obras literárias e a relação entre a libras e os primeiros estudos sobre a mímica no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O projeto Antologia Virtual do RN anuncia para o próximo dia 30 de junho, a partir das 19h, a live ‘Literatura e Comunidade Surda’, com o jornalista Vicente Serejo e o professor Joatan Medeiros. 

Além dos aspectos da acessibilidade da comunidade surda, o bate-papo passará por uma análise da obra “História dos nossos gestos”, de Luís da Câmara Cascudo. O livro, se por um lado foi último a ser lançado pelo historiador e folclorista potiguar em 1976, foi provavelmente a primeira pesquisa sobre a mímica do Brasil – o que acaba por ter relação com a comunicação através de sinais. 

O convidado, professor Joatan Medeiros (UFRN), leciona Estudos Literários para Usuários de Libras (Dep. de Letras/UFRN), é Especialista em Libras e em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte.  Mestre e doutorando em Estudos da Linguagem, ele também pesquisa sobre o intercâmbio intelectual e cultural entre Câmara Cascudo e a Argentina.


A Antologia Virtual do RN consiste em um site que vai reunir, em vídeos-resenhas e com tradução em LIBRAS, 70 de obras literárias potiguares, que destacaram-se pelo aspecto transformador no nosso cenário cultural e da nossa história e é patrocinado pelo programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal. As lives fazem parte da etapa pré-lançamento, com o objetivo de difundir a oportunidade de acesso que o projeto propõe, mobilizando o público interessado em inclusão e literatura potiguar. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias