Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Maio de 2021

Jornalista ministra oficina virtual sobre a Lei de Acesso à Informação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A convite do Instituto Ling, o jornalista Luiz Fernando Toledo ministrará uma oficina virtual sobre a Lei de Acesso à Informação. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e um dos cofundadores da Fiquem Sabendo, agência especializada em dados públicos, o pesquisador ensinará práticas eficientes para requerer e obter materiais de diferentes órgãos, além de propor reflexões sobre as incontáveis possibilidades de melhorar a democracia a partir do uso da informação.

Aberto a profissionais de todas as áreas, o curso usa metodologias e linguagem acessíveis para compreender desde o histórico da Lei de Acesso à Informação no Brasil até a importância do monitoramento desses dados, passando ainda por exercícios práticos de uso das ferramentas. Com duração total de três horas, a atividade será dividida em duas aulas, nos dias 3 e 10 de maio, sempre nas segundas-feirasdas 19h às 20h30. As matrículas custam R$ 89,99 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br.

Desde 2012, o Brasil possui uma Lei de Acesso à Informação regulamentada, mecanismo que garante que órgãos públicos de qualquer esfera – federal, estadual ou municipal, no Executivo, Legislativo ou Judiciário – respondam a todos os pedidos de informação, independentemente do motivo e de quem o fez. Com o uso apropriado dessa importante ferramenta de controle social, é possível ter acesso a informações como quantos médicos há no posto de saúde na frente da sua casa, quanto um ministério gastou com publicidade ou ver notas fiscais de uma compra suspeita divulgada pela mídia.

Luiz Fernando Toledo tem dez anos de experiência em alguns dos principais veículos de comunicação brasileiros, como Estadão, TV Globo e CNN Brasil. É pesquisador visitante (journalist fellow) no Reuters Institute for the Study of Journalism, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, com projeto de pesquisa sobre o uso da Lei de Acesso à Informação. Em 2019, foi selecionado pelo programa de bolsas de estudo Jornalista de Visão, do Instituto Ling, com uma bolsa de livre escolha que será utilizada para um Master of Science em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, nos EUA, para o qual já foi aprovado. Em 2018, foi fellow do International Center for Journalists, em Nova York, com breve passagem pelo site de jornalismo investigativo ProPublica. Recebeu mais de dez prêmios jornalísticos no Brasil e foi finalista do Sigma Awards em 2020, prêmio que valoriza os principais trabalhos de jornalistas de dados no mundo.

Programa do curso

- Histórico da Lei de Acesso à Informação no Brasil - do dever constitucional de informar à pressão por uma lei

- Relação da Lei de Acesso à Informação com a responsabilização de governos e instituições: como a garantia de ter informações concretas e precisas pode transformar a forma de se fazer análise de políticas públicas no Brasil

- Os principais sites e como usá-los

- Como é um pedido de informação e o que ele deve conter?

- Meu pedido foi negado. O que fazer e para quem recorrer?

- A importância do monitoramento da lei: quais são as punições para quem descumpre?

- Navegando nas perguntas dos outros: como pesquisar nos bancos de dados que contêm centenas de milhares de perguntas e respostas já feitas por outros cidadãos

- Exercício prático

As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos reverem até 30 dias após a realização. Além do conteúdo ministrado ao vivo, os alunos receberão um material de apoio, que será enviado a todos os inscritos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias