Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Junho de 2020

Inteligência Emocional será tema de palestra no Conexão CMKT, seminário digital de comunicação, marketing e varejo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Inteligência Emocional será um dos dos temas abordados no segundo dia de palestras do seminário digital “Conexão CMKT – Comunicação, Marketing e Transformações do Varejo Atual”, que acontece entre os dias 16 e 17 de junho, com transmissão pela internet. As inscrições são gratuitas, pelo Sympla - www.sympla.com.br. As palestras serão conduzidas pelas psicólogas Elaine Macedo e Daiani Brilhante, que vão dizer como é possível manter o equilíbrio em meio a tantas mudanças.

As profissionais da psicologia vão abordar a Inteligência Emocional desde os conceitos, passando pela sua importância no ambiente de trabalho, com alguns exemplos de empresas e líderes que valorizam este tema junto aos seus colaboradores. O assunto será relacionado com a pandemia de Covid-19, apontando algumas sugestões de como exercitar estes conhecimentos.

“Se já passamos por situações difíceis antes, provavelmente conhecemos algumas estratégias para resolvê-las. Vale tentar de novo agora, caso tenham sido positivas. Se não, é importante pensar sobre suas características, aquelas que estão ajudando e aquelas que estão lhe prejudicando nesse momento, e tentar equilibrá-las”, explicou Elaine Macedo, sobre a busca do equilíbrio nesse momento de turbulência.

Engajamento é o desejo da vez; recomendação é por calma e paciência

Para quem está à frente de empresas e organizações durante essa crise, o uso da Inteligência Emocional é fundamental. A psicóloga Daiani Brilhante acredita que o engajamento é o desejo da vez. Segundo ela, se já era desafiador engajar uma equipe no corpo a corpo, é mais difícil agora, com as pessoas trabalhando em casa, de frente para o computador. Por isso, ela dá duas dicas. “O papel do gestor está em apresentar com clareza - e quantas vezes forem necessárias - a importância de cada uma das atividades desenvolvidas e o objetivo que a equipe deve alcançar, ressaltando o cenário de pandemia e os desafios existentes, mas sem tornar isso um outdoor.  Também é preciso abrir canais de comunicação e de aproximação entre gestores e trabalhadores”, recomendou. 

Para ambas, o momento é de calma e paciência. Isso vai ajudar a enfrentar esse momento de muitas mudanças e preparar cada um de nós para o futuro. “Esteja atento a você mesmo, mas não se torture! Estar bem no momento atípico em que vivemos não é uma exigência, mas você pode conseguir. Isso envolve um processo de amadurecimento que não é rápido e requer muito envolvimento seu”, aconselhou Elaine. “É preciso focar no aqui e agora. Entender que esse momento é uma fase e que isso vai passar. Em meio às adversidades da vida, podemos estar diante de uma grande oportunidade”, observou Daiani.

  

Sobre as palestrantes

- Elaine Macedo é psicóloga com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e mestra em Educação Inclusiva.

 - Daiani Brilhante é psicóloga clínica e especialista em Neuropsicologia, atuante na área comportamental.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias