15 de Janeiro de 2020
Instituto Radar Nordeste, de Flávio Azevedo e do ex-Ibope Maurício Garcia, dá início a atividades no RN com pesquisas de opinião pública
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Tribuna do Norte está lançando nesta semana uma série de pesquisas que foram feitas durante o Enem em três capitais do Nordeste – Natal, Recife e Fortaleza – com a intenção de investigar a “cabeça dos jovens”. As pesquisas são a primeira empreitada, exclusiva para o jornal, do instituto Radar Nordeste, empresa criada a partir da sociedade entre o empresário potiguar Flávio Azevedo, acionista majoritário do jornal, e o ex-diretor do Ibope Maurício Garcia.
O projeto de contar com um instituto de pesquisa genuinamente potiguar que servisse não somente para levantar números eleitorais, mas também informações nas áreas de economia e comportamento, foi elaborado – durante mais de um ano – pelo publicitário e jornalista Ricardo Rosado, ex-sócio de Flávio no Portal NoAr. A ideia era fortalecer o jornalismo impresso da Tribuna com conteúdo exclusivo, conseguido a partir de base científica. A ideia original era ter uma espécie de “Datafolha” da Tribuna.
Com o fechamento da Certus, haviam restado no RN dois ou três institutos de pesquisa. A percepção de que havia uma nova oportunidade no mercado atraiu Maurício Garcia, que topou vir a Natal investir neste novo instituto. O entendimento do grupo era de que, até então, institutos de pesquisa no Estado só investiam em pesquisas políticas, de mercado imobiliário e avaliação administrativa. A ideia é que o Radar Nordeste venha contribuir com pesquisas de opinião pública, que contribuam para o comércio e para os meios publicitário e jornalístico.