26 de Dezembro de 2018
Impacto social do jornalismo será mais valorizado em 2019, projeta especialista
[0] Comentários | Deixe seu comentário.As organizações de notícias têm de continuar avançando no uso mais eficiente de métricas de audiência e engajamento, mas estão desafiadas a medir e explicar com mais precisão o impacto do jornalismo na sociedade. “Somos ótimos para determinar quem está lendo nosso conteúdo, quanto tempo as pessoas gastam com ele e como estão compartilhando. O que não fazemos bem é medir por que nosso conteúdo é importante”, diz Patrick Butler, vice-presidente do International Center for Journalists.
Essa informação, afirma, é fundamental para que a mídia possa fortalecer sua credibilidade em meio à hiperinformação digital, mantendo e gerando mais audiência. “Uma maneira de recuperar a confiança de nossos públicos – e potenciais audiências – é mostrar a eles que o jornalismo desempenha um papel vital em melhorar suas vidas”, destaca. Butler acredita que esta será uma das tendências de 2019, quando a mídia noticiosa intensificará seus esforços para medir seu impacto na sociedade.
Assim, iniciativas como as das redações do grupo norte-americano McClatchy, que defendem a credibilidade e a confiança por meio da campanha #ReadLocal, devem se multiplicar. Dentro do projeto do publisher dos Estados Unidos, há constante destaque às investigações e histórias que levaram a mudanças concretas na vida dos leitores. O The Center for Investigative Reporting, a ProPublica e a Gannett, diz o vice-presidente do International Center for Journalists, também têm priorizado esse acompanhamento.
O melhor conhecimento do impacto social da atividade jornalística e a demonstração disso às pessoas, reforça Butler, serão essenciais para reter e expandir o público, por meio de informações confiáveis e precisas. “Nosso futuro depende disso”.
Fonte: ANJ, disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/73-jornal-anj-online/15363-impacto-social-do-jornalismo-sera-mais-valorizado-em-2019-projeta-especialista.html