Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Fevereiro de 2024

Imagem captada por microscópio do Labpemol da UFRN recebe prêmio da Oxford Instruments

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma imagem captada pela geóloga Sheila Schuindt do Carmo utilizando o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) da UFRN ficou em terceiro lugar no NanoAnalysis Scientific Image Award (Prêmio de Nano Análise de Imagem Científica) da empresa Oxford Instruments, originada a partir da Universidade de Oxford, no Reino Unido. O aparelho está localizado no Laboratório de Peneiras Moleculares (Labpemol), vinculado ao Instituto de Química (IQ).

A imagem premiada exibe um resíduo de migmatito, uma rocha. Foto: Sheila Schuindt do Carmo

A Oxford Instruments é a fabricante de uma das peças do microscópio, o detector de energia dispersiva de raios-X (EDS), e Sheila é a única vencedora não inglesa este ano. Outra imagem do MEV também foi selecionada no concurso anual da Tescan, fabricante do aparelho, sendo incluída no calendário da empresa. “É reconhecer o meu trabalho como microscopista e reconhecer que a gente – a UFRN, o Brasil – faz ciência de ponta”, diz a geóloga.

O MEV se difere de outros microscópios porque trabalha com elétrons em vez de luz, podendo magnificar uma imagem em até um milhão de vezes. Sheila destaca que operar o aparelho é um trabalho árduo, podendo demorar mais de 10 minutos para gerar uma única imagem. “É um equipamento complexo, um equipamento difícil de entender e de operar”, afirma.

Microscópio Eletrônico de Varredura localizado no Labpemol. Foto: Sheila Schuindt do Carmo

Na UFRN, o microscópio é utilizado para diversas funções, desde buscar resíduos de pólvora na pele humana até analisar materiais como peneiras moleculares e zircão, mineral utilizado na datação de rochas. Em 2023, foram mais de mil amostras analisadas para diversos departamentos e unidades. “Tem aplicação diversa em várias áreas do conhecimento. Ele é um MEV de tecnologia de ponta, então está sendo muito utilizado”, afirma Sheila.

O microscópio foi adquirido pelo Labpemol em dezembro de 2022, via projeto da petrolífera portuguesa Galp. Sheila, que é especialista em microscopia e tem quinze anos de experiência com MEVs, foi convidada por Sibele Pergher, coordenadora do laboratório e professora do IQ, para operar o aparelho após a aquisição. Por meio de uma parceria com a Tescan, Sibele e Sheila participaram de um curso de capacitação na República Tcheca.

Imagem vencedora do concurso da Tescan. Foto: Sheila Schuindt do Carmo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias