Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Maio de 2018

Identifique a que perfil você pertence no Instagram e entenda porque algumas postagens engajam mais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Quem usa o Instagram sabe que algumas postagens possuem mais curtidas e comentários do que outras. Mas, por que isso acontece? Qual a relação entre o engajamento nas postagens pessoais e o nosso comportamento nas redes? Uma reportagem da BBC Brasil revela que alguns psicólogos definiram determinados perfis de usuários das redes sociais a partir de como se comportam por esses meios. Confira os perfis abaixo e veja se você se identifica - ou reconhece alguém - em algum deles:

O pesado (histriônico) - refere-se a pessoas que colocam muitas publicações, onde a grande maioria delas não possui conteúdo relevante, como estar na academia ou mostrando o que come. Os psicólogos apontam uma grande instabilidade emocional.

O egocêntrico - alguém que busca atenção constante e costuma publicar muitas selfies. Uma característica narcisista.

O grupal ou “nunca sozinho” - pessoas que sempre aparecem com amigos. Geralmente pode ser inseguro.

O “amante” - alguém que frequentemente publica fotos com seu parceiro o tempo todo. Característica relacionada a expressividade e dependência.

O ausente ou solitário – pessoas que colocam fotografias estranhas, introvertidas, de paisagens nas quais elas nunca aparecem. Traduz uma sensibilidade e um medo de rejeição.

O “sigo de volta” - alguém que tem um único objetivo: ter cada vez mais seguidores e isso por fim em suas inseguranças.

Um programa da rede britânica BBC, Tomorrow's World, fez uma análise sobre as postagens mais curtidas utilizando robô conversacional (chatboot) que possui a capacidade de analisar publicações e seus níveis de influência. Foi descoberto que a paleta de cores que as fotos utilizam, as emoções dos sujeitos que tiram as imagens e os lugres onde aparecem costumam fazer a diferença.

O chatboot da BBC funciona através do Messenger, do Facebook, sendo alimentado por imagens publicadas no Instagram. A BBC Mundo fez um teste utilizando uma foto com um homem de meia-idade. O programa analisou quatro aspectos: cores ( foram identificadas três – rosa, marrom e preto-, que juntas somaram 11 pontos; Elementos: o rosto da pessoa – 11 pontos; Emoções – a pessoa aparentava estar sorrindo e o robô detecta alegria – 25 pontos; Locais de interesse – não foi detectado nenhum e o robô não atribuiu nenhuma pontuação nesse quesito)

O sistema disse que fotos tiradas em lugares conhecidos possuem maior probabilidade de ter mais curtidas. E aquelas que apresentam emoções positivas, como alegria e felicidade, também terão mais sucesso.

Texto com informações divulgadas pela BBC Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias