Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Abril de 2018

Hoje é o Internacional Fact-Checking Day: atenções globais voltadas contra as notícias falsas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na sequência do Dia da Mentira, esta segunda-feira, 02 de abril, foi batizada globalmente como Dia Internacional do Fact-Checking. A ideia é mobilizar formadores de opinião, estudantes e consumidores de mídia em geral para terem maior atenção à checagem de notícias e combater a proliferação de mentiras e notícias plantadas na internet.

O Dia Internacional do Fact-Checking é promovido pela Internacional Fact-Checking Network em parceria com organizações de checagem de fatos em todo o mundo. E agora, em meio a tantas discussões sobre a Fake News, fim da privacidade com as mídias sociais e a influência de tudo isso na política, promete maior força e mobilização.

O Fact-checking Day é um grito de guerra para mais fatos verdadeiros na política, no jornalismo e na vida cotidiana. Está destinado a ser leve, mas prático”, afirma a página dedicada à data. “Acreditamos que a checagem de fatos não deve ser algo que apenas verificadores de fatos profissionais fazem. Um ecossistema de informações preciso exige que todos façam sua parte”, defendem.

Para levar a checagem de notícias ao destaque como assunto global nesta terça, a organização está convidando internautas a seguirem o @factchecknet , #FactcheckingDay e #FactCheckIt no Twitter. No site Factcheckingday.com estão disponíveis recursos para cidadãos, leitores e educadores validarem informações em notícias e vídeos.

O Factcheckingday.com nasceu como uma resposta às preocupações sobre o alcance e impacto da desinformação online. O IFCN está pedindo uma ampla coalizão de jornalistas, estudantes e consumidores de mídia todos os dias para se armarem com as ferramentas e métodos necessários para decifrar o que é real e o que não é.

Mais de 50 países se envolveram na edição anterior

Em 2017, The Washington Post, CNN, Sky e outros veículos cobriram o primeiro Dia Internacional do Fact-Checking. Milhares de pessoas usaram a hashtag #FactCheckEm em 2 de abril de 2017, e professores de mais de 50 países fizeram o download do plano de aula, disponível para mais de 100.000 alunos.

O IFCN é uma unidade do Instituto Poynter dedicada a reunir verificadores de fatos em todo o mundo. Foi lançada em 2015 com o objetivo de apoiar uma cultura em expansão de iniciativas de verificação de fatos, promovendo as melhores práticas e intercâmbios nesse campo.

Fonte: Imagem de divulgação produzida pelo Instituto Poynter; Com informações de https://www.poynter.org/news/week-fact-checking-its-april-2-lets-get-fact-checking 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias