Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Agosto de 2023

Google anuncia chave de segurança à prova de ataques quânticos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Google anunciou nesta semana a primeira chave de segurança física à prova de ataques quânticos. O dispositivo no padrão FIDO2 se une a outras iniciativas da gigante nesse formato e faz parte de um ideal maior da companhia, que deseja acelerar a adoção destas tecnologias antes que seu uso comece a se tornar comum nos círculos cibercriminosos.

As novas chaves de criptografia de código aberto farão usarão sistemas híbridos, mantendo o padrão ECC, com criptografia de curva elíptica, unido ao esquema mais resistente, chamado Dilithium. É ele o responsável por entregar a resiliência à computação quântica e, inclusive, foi considerado como o padrão vigente pelo órgão de patentes e tecnologia do governo dos Estados Unidos.

A adoção do protocolo em chaves de segurança FIDO2 ajuda nos avanços nesse tipo, inclusive. O anúncio do Google se une a outras aplicações que já estão em andamento nos demais produtos da empresa, como o uso de algoritmos de criptografia resistentes a ataques quânticos no Chrome para maior proteção de chaves de conexões seguras no formato TLS.

A empresa também apontou o tamanho enxuto usado pela combinação, com o padrão híbrido de assinaturas exibindo apenas 20 KB de memória, o que permite que seja rodado plenamente nas chaves de segurança disponíveis no mercado atual. A tecnologia está sendo desenvolvida na linguagem de programação Rust ao lado do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça.

Agora, o incentivo é pela já dita adoção cada vez mais abrangente do novo protocolo. Quando as chaves resistentes à computação quântica estiverem disponíveis no mercado, o Google também espera ver um suporte cada vez maior dos principais navegadores e serviços online, de forma que o ecossistema já esteja preparado para ameaças vindouras bem antes do uso pleno da tecnologia pelos cibercriminosos.

Como a computação quântica vai ajudar a segurança?

A ideia de aplicar a tecnologia avançada nas tarefas de proteção e autenticação envolve a substituição de senhas e outros mecanismos de login pela verificação de hardware. Os sistemas seriam protegidos por criptografia e uma combinação de chaves públicas e privadas, com o hardware sendo o responsável por realizar todo esse processamento para autorizar ou não um usuário a acessar um sistema, por exemplo.

Para o Google e outras organizações envolvidas com a tecnologia, se trata de uma corrida contra o tempo, já que a ideia é que os protocolos atuais de segurança, incluindo os métodos mais avançados de criptografia, não são capazes de resistir a um ataque quântico. Preparar os sistemas para esse futuro considerado inevitável, então, justifica a adoção rápida das tecnologias de resistência a golpes assim.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/google-anuncia-chave-de-seguranca-a-prova-de-ataques-quanticos-260310/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias