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24 de Março de 2018

Fake News: Eleições 2018, Marielle, Facebook, MP e Senado na pauta da semana contra as notícias falsas

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Por Juliska Azevedo

O Brasil e o mundo se preparam para enfrentar e, o mais importante, para punir, a avalanche das FAKE NEWS que entrou no foco dos principais debates sobre como funcionarão as campanhas nas eleições deste ano. Mesmo enquanto não é dada a largada efetivamente no período eleitoral, o assunto e suas consequências políticas estão em alta na pauta nacional já há alguns dias.

Dois escândalos tomaram as atenções da semana: a profusão de informações falsas sobre a biografia da vereadora Marielle, assassinada em 14 de março; e a manifestação global do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, falando sobre as brechas de segurança da rede social que permitiram a disseminação das Fake News, a captura de informações pessoais dos perfis e a interferência na eleição americana.

Durante a semana, o Ministério Público do Distrito Federal abriu inquérito para analisar se as suspeitas de distribuição ilegal de dados do Facebook causaram prejuízo à base de usuários da rede social no Brasil. A suspeita é de que dados de brasileiros possam ter sido usados para a construção de perfis falsos que atuaram na eleição de Donald Trump.

Pauta em destaque no Senado

Outra instituição que lançou o foco sobre o assunto foi o Senado, que realizou debate sobre caminhos para combater as Fake News na quarta passada (21). O Conselho de Comunicação Social daquela Casa está acompanhando de perto o andamento de projetos de lei que definem punições para quem divulga de propósito informações falsas. No evento, chamou representantes dos veículos e associações de jornalistas para debater caminhos.

“Há uma tentativa de se embargar o debate sobre a legislação das fake news dizendo que ela poderia ensejar a censura, o que não é verdade. Combatemos até a morte em defesa da liberdade de expressão”, afirmou o presidente do Conselho, Murillo de Aragão, revelando que a luta contra as Fake News encontra oposição em meio ao Congresso.

Jornalismo nunca foi tão necessário

Enquanto o assunto está em alta, veículos de comunicação brigam para reconquistar espaço como reação à avalanche de notícias sem credibilidade. O diretor da Sucursal da Folha em Brasília, Leandro Colon, disse que o momento exige que o jornalismo profissional seja fortalecido. “Nunca o jornalismo profissional foi tão necessário como hoje em dia, em tempos de Fake News”, afirmou.

A Folha foi o primeiro grande jornal a abandonar seu perfil no Facebook, em 08 de fevereiro deste ano, alegando, entre outras coisas, que as políticas da rede social privilegiam a disseminação de notícias falsas em vez do bom jornalismo. O jornal tinha quase 6 milhões de seguidores em seu perfil na rede.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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