Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Novembro de 2022

Exposição potencializa os sabores e fomenta a interiorização do turismo em Mossoró

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Quando os autênticos sabores regionais se unem a uma grande paixão nacional, os resultados podem ser uma deliciosa receita para o sucesso de pequenos negócios. E essa foi a estratégia do Sebrae no Rio Grande do Norte para gerar visibilidade e potencializar a interiorização do turismo em Mossoró e região, ao unir, em um único espaço, restaurantes de comida tipicamente regional e cervejarias artesanais com DNA mossoroense. A ação foi executada pela Agência Sebrae, dentro da 34ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), que teve início na quinta-feira (3) e encerrou no último sábado (5), na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró.

No local denominado de Espaço Sebrae, os restaurantes Candidus, Buscapé, Buteco do Matuto e Bodega Chico & Teta comercializaram pratos pensados especialmente para o evento. Nas receitas, ingredientes típicos da região como a carne de sol bovina e caprina, queijo de coalho, arroz da terra, camarão, macaxeira e creme do sertão conquistam os visitantes pelos aromas e sabores únicos.


Franklin Rosendo é proprietário do Buteco do Matuto e conta que, apesar da surpresa ao receber o convite do Sebrae para expor no local, abraçou a ideia. Os resultados obtidos de imediato no evento, mostram, segundo ele, que a exposição no Espaço Sebrae foi uma decisão acertada para o negócio. “Estamos funcionando há apenas dois anos e quando recebi o convite, fiquei sem entender, surpreso mesmo, e até com um certo receio, mas hoje vejo que foi uma decisão muito certa que tomei. Estou muito satisfeito com os resultados e tenho certeza de que a participação aqui vai ser muito positiva para a visibilidade do restaurante”, comemora.

Opinião semelhante tem o Oscar Vinícius, proprietário do tradicional Candidus Restaurante. Surpreso com a estrutura diferenciada proporcionada pelo Sebrae-RN e exposição na feira, ele já prevê a conquista de novos clientes. “Nem posso esconder a minha surpresa com toda a estrutura que o Sebrae montou aqui para nós. Isso faz muita diferença. E acredito que, ao vendermos nossos pratos aqui, vamos atrair mais clientes no restaurante, porque aqui é uma vitrine. Se eles gostam, eles poderão ir provar outros pratos diretamente no restaurante. Foi uma ação excelente”, avalia.

Vitrine para as marcas

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, a ideia vai além de divulgar pratos típicos da gastronomia local. Ele também acredita que a exposição dos empreendimentos na feira cumpre papel decisivo na atração de novos clientes e mais que isso: fortalece o turismo no interior do estado.

“A visibilidade gerada a esses negócios em uma feira como a Ficro é muito grande. São restaurantes com potencial elevado na área de gastronomia regional, mas exposição gerada aqui renderá frutos ainda melhores, pois tendem a consolidar as marcas e tornar os empreendimentos referência dentro da proposta de interiorização do turismo na região”, observa.

Mas além da gastronomia regional diferenciada, o município de Mossoró se destaca, também, pela produção de cervejas artesanais, que já se consolida como atrativo turístico no município. No Espaço Sebrae na Ficro, as cervejarias Bacurim e Cabocla atraem apreciadores dos diferentes tipos da bebida, com degustação e comercialização do produto. “Estamos muito satisfeitos de estarmos aqui na feira. É uma oportunidade ímpar estarmos num evento como esse, porque mostramos nossa marca. Ter o Sebrae como parceiro é fundamental. A gente costuma dizer que onde tem organização, o Sebrae está e o que sentimos é isso: ações que valorizam cada vez mais o nosso produto e fortalecem o setor”, elogia Veridiana Jales, proprietária da Cervejaria Bacurim.

Para Kleber Santana, sócio da Cervejaria Cabocla, a participação no Espaço Sebrae representa oportunidade direta de negócios e consolida parceria firmada desde a abertura do empreendimento, em 2018. “Desde o início da cervejaria que tem uma aproximação muito boa com o Sebrae, participando de vários programas de apoio, como o Sebraetec, e estar expondo nesse espaço tão diferenciado, tem trazido não só visibilidade, mas gerado negócios, com retornos financeiros imediatos”, celebra.

Rota da Cerveja Potiguar

As duas cervejarias mossoroenses que participam do Espaço Sebrae integram a Rota da Cerveja Potiguar, criada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em 2021 para fomentar pequenos empreendimentos produtores de cerveja artesanal, aquecer o mercado local do produto e estimular a interiorização do turismo. Dados do 2º Censo de Cervejarias Independentes, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), indicam que a tendência de integrar cervejarias ao turismo já atinge quase 50% dos empreendimentos do setor.


O circuito de visitação, que inclui 16 cervejarias artesanais espalhadas por diversos municípios potiguares, já reflete no surgimento de novos clientes nas cervejarias mossoroenses, segundo explica a proprietária da Cervejaria Bacurim. “Lá no nosso espaço, estamos observando as pessoas chegarem com o passaporte da Rota da Cerveja Potiguar, que é uma espécie de passaporte mesmo, que mostra todas as cervejarias participantes do projeto. E isso está sendo maravilhoso, porque vemos as pessoas buscando, e isso mostra que o projeto tem propósito e está cumprindo com esse propósito, de atrair turistas para o interior, de fortalecer o setor e gerar negócios”, conclui.

Além dos quatro restaurantes e duas cervejarias, a Agência Sebrae dá suporte, no Espaço Sebrae, a seis empresas mossoroenses do segmento da indústria da moda, com exposição, comercialização e desfile de coleções pensadas especialmente para a edição 2022 da Ficro. A feira multissetorial reúne expositores da área da indústria, comércio, turismo e serviços, e representantes de 76 municípios potiguares. Com 140 estandes e mais de 100 expositores que representam mais de 20 atividades econômicas, a Ficro congrega empreendimentos que vão do agronegócio à tecnologia, do comércio aos serviços, passando pelo turismo, construção civil, entretenimento e moda.

Fotos: Luciano Lellys

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias