05 de Novembro de 2019
Estudo mostra que fim dos likes diminuiu a taxa de engajamento no Instagram
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Uma pesquisa realizada pela Celebryts, startup especializada em marketing de influência, apontou como o fim do número de likes visível no Instagram afetou o comportamento dos usuários na rede social.
O estudo analisou o perfil de 340 influenciadores de todas as regiões do Brasil para entender um possível novo comportamento na plataforma. O resultado mostra que o total de posts publicados subiu pouco mais de 8%, enquanto o total de likes e comentários teve uma queda de 11% e 13%, respectivamente.
Para Leandro Bravo, co-founder e CMO da Celebryts, o comportamento mostra que de alguma forma o fim dos likes trouxe alguma liberdade na geração de conteúdos: “Avaliamos este movimento como uma diminuição da pressão por resultados, o que resultou em mais liberdade para os criadores de conteúdo se expressarem de forma genuína”, analisa.
Leandro também ressalta que a startup chegou a considerar o aumento no número de comentários nos posts como uma tendência, já que o like não estaria mais visível. “Entretanto, o resultado nos mostra que isso não aconteceu”, completa. O número de engajamento nos meses pesquisados caiu cerca de 10% entre o primeiro dia e o último.
Efetivamente, ainda é cedo para afirmar que haja uma mudança de comportamento definitiva dos usuários, mas os primeiros resultados já dão uma ideia sobre a relação entre números e a obrigação ou não de curtir um conteúdo.
Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/116816/estudo-mostra-que-fim-dos-likes-diminuiu-a-taxa-de-engajamento-no-instagram/amp/