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23 de Agosto de 2019

Estudo compara percepção sobre ambientes online e offline e mostra que brasileiros preferem lojas físicas

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Estudo realizado pela Lett, plataforma de trade marketing digital, e Opinion Box, plataforma mineira de pesquisas, aponta que 64% das pessoas preferem comprar em lojas físicas, contra 36% em lojas online, quando as condições de preços e benefícios são as mesmas. Porém, quando perguntados sobre a experiência de compra no e-commerce, 79,7% consideram a boa ou ótima. Apesar do número de pessoas que preferem comprar online ser bem inferior àquelas que optam pelo varejo físico, 28,5% dos entrevistados sempre pesquisam os preços online mesmo quando estão em uma loja física e 35,2%, sempre que realizam compras em varejos físicos, buscam por informações do produto na internet.

O estudo avalia que esses dados indicam que o consumidor está cada vez mais omnichannel e busca várias opções antes de realizar uma compra. Para 76,8% das pessoas, a fonte de informação sobre produtos mais usada é o Google; para 50% dos consumidores, são os sites de comparação de preços; para 24,5%, as redes sociais; para 20,8%, os e-commerces preferidos; e 18% preferem conversar com o vendedor da loja física quando procuram por informações. Já, quando os consumidores buscam por um produto na internet, 40,2% optam por uma loja que já compraram antes, 29% escolhem a com menor preço, 20,2% optam pelas mais conhecidas e 10,5%, pelas que têm a entrega mais rápida. 

Apesar das pessoas serem fiéis às lojas que já compraram antes, 75,6% das pessoas que não encontram um produto em seus sites preferidos, procuram em outros sites. O levantamento também indica quais são os fatores que mais influenciam na decisão de compra no e-commerce de modo geral, o que mostra que para 78% dos consumidores, preço e promoção são os principais, sendo que, em seguida, aparecem frete e prazo de entrega, com 65,6%; avaliações e comentários, com 52,5%; informações do produto, com 42,3%; fator de marca, com 40,4%; e recomendações em sites especializados, com 21,2%. Ao serem questionados, os participantes do estudo puderam escolher até três opções, por isso a soma dos resultados é maior que 100%.

Quando observamos os fatores mais relevantes para o consumidor dentro das páginas de produto, as avaliações online de outros consumidores são as informações mais importantes na hora da compra, pois são os fatores que mais impactam nas decisões de compra das pessoas. Logo em seguida, aparecem descrições, comentários, imagens, categorização e busca. O levantamento mostra que 84% das pessoas já desistiram de uma compra após lerem comentários sobre o produto. A pesquisa online foi realizada de 27 de fevereiro a 8 de março, com 2.178 brasileiros acima de 16 anos de todo país, de diversas classes sociais e que já realizaram pelo menos uma compra pela internet.

Fonte: Portal Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/08/22/lojas-fisicas-sao-preferidas-por-64-dos-brasileiros.html

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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