01 de Abril de 2018
Estamos prontos para ver tudo o que o Google e o Facebook sabem sobre nós?
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Você está pronto pra saber? O jornal britânico “The Guardian” revela todas as informações que o Facebook e o Google capturam de você. Essa invasão dos dados pessoais vai muito além do que você pode imaginar e sem que você sequer perceba. “Vamos começar pelos lugares onde você andou nos últimos dias”, diz Dylan Curran, consultor de dados e desenvolvedor de web, autor do artigo "Are you ready? This is all the data Facebook and Google have on you".
O Google sabe onde você esteve e armazena a localização (se você tiver o rastreamento de localização ativado) toda vez que você liga o telefone. Você pode ver uma linha do tempo de onde esteve desde o primeiro dia em que começou a usar o Google em seu telefone. O Facebook também espiona você. Armazena tudo, desde a hora em que faz “login” e de onde, até o dispositivo que você usou para se conectar.
Você achou sua privacidade ameaçada? Então se prepare. Os dados que eles coletam incluem rastreamento onde você está, quais aplicativos você instalou, quando e o que você usa, o acesso à sua webcam e microfone a qualquer momento, contatos, e-mails, calendário, histórico de chamadas, as mensagens que você envia e recebe, os arquivos que você baixa, os jogos que você joga, fotos e vídeos, sua música, histórico de pesquisa, histórico de navegação e até mesmo as estações de rádio que você ouve. Só há um jeito de fugir disso tudo. Desconecte.
Essas informações, diz o autor do artigo, têm milhões de usos nefastos. Você diz que não é um terrorista. Então como você estava pesquisando sobre o Isis? Você quer gerenciar para ter acesso à conta do Google de alguém? Perfeito, você tem um diário cronológico de tudo o que a pessoa fez nos últimos 10 anos. Esta é uma das coisas mais loucas da era moderna. Nós nunca permitiríamos que o governo ou uma corporação colocasse câmeras ou microfones em nossas casas ou rastreadores de localização em nós. Mas nós apenas fomos em frente e nós mesmos fizemos isso, conclui o autor do artigo.
Texto de João José Forni, baseado no artigo: https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/mar/28/all-the-data-facebook-google-has-on-you-privacy