Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

04 de Novembro de 2019

Especialista explica como planejamento financeiro é essencial para garantir futuro dos negócios

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O ano de 2019 está indo embora e com isso chega o momento de avaliar o que deu certo e o que deu errado nos negócios. Contudo, mais importante do que esse balanço, é criar um plano de ação para o ano que está chegando. Todo bom empreendedor sabe que sem um planejamento financeiro não é possível garantir uma vida longa à sua empresa. E nada melhor do que fazer isso agora para não passar perrengue depois.

Um planejamento financeiro serve para fazer a previsão de receitas e despesas de um negócio, buscando reduzir aquelas que são transitórias ou dispensáveis. Assim, o empreendedor vai saber quanto ele poderá faturar, gastar, investir e lucrar.

Para o contador e CEO da Way Contabilidade, Péricles Medeiros, um bom planejamento passa pelo conhecimento do empreendedor sobre o seu negócio. “É preciso ter conhecimento real da situação financeira, inclusive de todas as despesas da empresa. Muitos empresários só se concentram nas suas receitas, mas existe um fator importante e escondido em suas organizações que são as despesas invisíveis, provocadas por processos ineficientes, etapas desnecessárias que encarecem a produção, excesso de burocracia, falta de tecnologia, entre outros”, explicou.  

Cuidar desse plano de ação sozinho não é tarefa fácil. Por isso, o empreendedor precisa da ajuda de bons profissionais. Ele também deve contar com a sua equipe, principalmente com aqueles colaboradores que são as peças-chave nos setores estratégicos da empresa. “Buscar ajuda de um profissional que tenha conhecimento de gestão estratégica é essencial.  Tanto a elaboração quanto a execução do planejamento devem ser acompanhadas. Não adianta ter um bom plano se a execução não será aplicada. Ainda é necessária uma ampla discussão com a equipe da empresa para que todos tenham consciência das metas de faturamento e de gastos”, alertou.

Conjuntura Econômica

Todo o histórico econômico do negócio servirá como experiência para a construção de uma nova realidade a ser enfrentada. É importante analisar a conjuntura econômica nacional e regional para tomar as melhores decisões e não cair em situações de risco. Péricles Medeiros explica que o empresário deve levar em consideração todos os cenários, mas pelo menos três devem ser projetados:  um ideal, um ruim e outro péssimo.

 “As empresas que dependem de clientes que recebem seus salários de órgãos públicos, por exemplo. Já deve estar previsto no planejamento que, em caso de atraso dos salários dos servidores, a empresa perderá receitas. Como consequência, deve pensar na alternativa de retomada do faturamento”, ensinou.

Para finalizar, o especialista dá uma dica valiosa para quem não quer deixar seu negócio sair dos trilhos. “Um dos segredos de um bom planejamento financeiro é medir o que está gerenciando. Tem uma frase que grandes estudiosos sempre mencionam quando se fala em gestão: ‘Não é possível gerenciar o que não se mede’. Depois, é só colocar a mão na massa e trabalhar muito para garantir o sucesso da sua empresa”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias