O Facebook seguiu os passos do Twitter com um novo aviso sobre a saúde dos anúncios digitais desde que foi constatada a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a companhia, a receita de anúncios já foi impactada nessas semanas, ao mesmo tempo em que seus serviços lidam com um aumento de tráfego.

Na terça-feira, 24, o Facebook fez sua primeira atualização oficial a respeito de como a publicidade está performando enquanto o coronavírus está se espalhando e causando interrupções nos negócios nos Estados Unidos e no mundo. A rede social diz que, confinadas em casa, as pessoas estão inundando seus aplicativos e sites para se comunicar, mas que as plataformas não estão exatamente se beneficiando dessa audiência cativa.

“O nosso negócio está sendo afetado negativamente assim como muitos ao redor do mundo”, afirma a empresa em uma publicação em seu blog. “Nós não monetizamos muitos dos serviços onde estamos vendo maior engajamento e estamos vendo nossos ad business enfraquecerem”. A publicação foi assinada por Alex Schultz, VP de analytics, e Jay Parikh, VP de engenharia.

Na semana passada, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, informou ao público que um número crescente de usuários estão tributando seus sistemas conforme as pessoas estão em casa e se comunicando online. Isso significa que mais pessoas estão usando o Facebook Messenger para falar com seus familiares e amigos; mais pessoas estão passando tempo em Grupos da plataforma, que é destinado para nichos de comunidades baseadas em interesses em comum; e mais entidades estão usando o formato de vídeo em Stories e transmissões ao vivo.

No entanto, alguns desses espaços digitais não são tão propícios à publicidade como o feed de notícias tradicional. Não há anúncios nos Grupos, por exemplo. “Em muitos dos países mais afetados pelo vírus, a troca de mensagens cresceu mais de 50% no último mês”, diz o post. “Da mesma forma, as ligações por voz ou vídeo mais do que duplicaram no Messenger e WhatsApp”.

Fonte: Portal Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/03/25/facebook-diz-ter-publicidade-afetada-por-conta-do-coronavirus.html