Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Setembro de 2023

Divulgação das ações de extensão da UFRN marca mais um ano de atuação da Agecom

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Mateus Nácer e Jerusa Vieira – Agecom/UFRN

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020 a 2029) da UFRN elenca diretrizes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, que se articulam por meio de várias iniciativas. Entre tais iniciativas estão o desenvolvimento e a conexão das ações no campo da Comunicação Social, com vista à divulgação dos conhecimentos produzidos no contexto da instituição. Divulgar a Universidade e fazer com que suas ações sejam conhecidas são objetivos centrais da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom), que completa 24 anos nesta quinta-feira, 28. 

Antes de integrar a atual Superintendência de Comunicação (Comunica), a Agecom chamava-se Assessoria de Imprensa e funcionava na Reitoria. Em 28 de setembro de 1999, ganhou novo nome e nova casa, sendo transferida para o atual prédio da Comunica, após entendimento de que era necessário descentralizar a cobertura da Reitoria e divulgar a Universidade com maior amplitude. Com a mudança, a Agência ganhou novos desafios, passando por diferentes formatos e experimentando estratégias distintas ao longo dos anos, sempre com foco no objetivo principal de divulgar as ações da UFRN para a sociedade.

Redação da Agecom tem nove servidores e 16 bolsistas – Foto: Paiva Rebouças – Agecom/UFRN

A Agecom é responsável pela produção de notícias jornalísticas sobre as ações desenvolvidas na UFRN, desde eventos, abertura de vagas e oportunidades oferecidas pelas oportunidades, até a popularização da ciência. É, também, sua função a mediação das notícias enviadas pelas assessorias de comunicação das unidades institucionais, atualizar os espaços de notícias do portal institucional da universidade, enviar os boletins Notícias da UFRN e Especial UFRN, atender à imprensa e atualizar a rede social X (antigo Twitter). 

A equipe de jornalistas e de servidores da agência conta com o apoio de bolsistas e de estagiários, que aproveitam o espaço para complementar sua formação profissional. “Tenho a oportunidade de aprender diariamente por meio do trabalho realizado com bolsistas e estagiários da Agecom, transmitindo um pouco do nosso conhecimento e, também, recebendo deles novas experiências. Esse contato é estimulante para mim, um espaço de trocas e aprendizagens”, afirma a jornalista Hellen Almeida.

Ex-bolsista Líria Paz, à direita, (hoje na Tribuna do Norte) em campo durante cobertura de atividade de extensão – Foto: Cícero Oliviera – Agecom/UFRN

Marcos Neves Jr, diretor-adjunto da Agecom, atua como jornalista nesta unidade há mais de 10 anos. Assim como os demais colegas jornalistas (Paiva Rebouças, Hellen, Vilma Torres e Juliana Holanda), divide-se entre escrever e editar textos jornalísticos e auxiliar na formação dos bolsistas e dos estagiários que reforçam o time da Agência. “É uma satisfação poder tratar a universidade com a diversidade de temas que ela oferece, levando informação para sociedade e, também, formando novos profissionais”, completa Marcos.

Com o objetivo de avançar ainda mais na divulgação das atividades e nas descobertas acadêmicas, a Agecom realiza, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFRN), o projeto Extensão.com. Este projeto tem o objetivo de ampliar a divulgação das ações extensionistas, realizando a conexão entre o trabalho realizado pelos acadêmicos e a comunidade. Por meio dos projetos de extensão, os docentes e os universitários aplicam os conhecimentos adquiridos na Universidade para ajudar a população externa. Reportagens são criadas semanalmente, dando ênfase a algumas atividades extensionistas e fazendo repercutir os trabalhos feitos pelas equipes.

Agricultor de Umarizal, José Costa, captado pela reportagem do Extensão.com – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Desde 2022, mais de 250 matérias, entre as especiais e as cotidianas, com foco na extensão, foram publicadas no Portal da UFRN.  Por meio desses textos, as atividades dos projetos ganham boa repercussão, sendo noticiadas em veículos de comunicação dentro e fora do estado. Dessa forma, aquilo que é produzido e agregado à sociedade pelos extensionistas passa a ser de conhecimento público, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à oferta desses serviços. 

Idealizador do Extensão.com em 2022 e atual coordenador-adjunto, o jornalista e diretor da Agecom, Paiva Rebouças, destaca a importância da comunicação para dar voz àqueles beneficiados pela oportunidade de crescimento e de transformação. “Dar uma atenção mais específica para as ações de extensão é parte do processo estratégico de mostrar que a universidade não se faz apenas dentro de seus muros, muito pelo contrário, pois todos os anos, centenas de ações levam conhecimento, aprendizado e transformações para diversos lugares, o que permite uma perspectiva de mudanças para as comunidades e as pessoas”, enfatiza.

Paiva Rebouças, diretor da Agecom/UFRN, foi o idealizador do Extensão.com – Foto: Danielle Luna

De acordo com o fotojornalista da Agecom, Cícero Oliveira, atual coordenador do projeto, a atividade de extensão, de modo geral, é extremamente importante; e o extensão.com serve como catalisador e fomentador dessas atividades na UFRN. “Trata-se de um projeto que aumenta e potencializa o alcance das atividades de extensão, ou seja, ele faz com que mais pessoas tenham acesso às atividades extensionistas, aos projetos desenvolvidos dentro da universidade, que visam interagir com a comunidade de um modo geral. Então, a gente trabalha agilizando e aumentando o volume de pessoas que são diretamente impactadas por esses projetos da universidade”, diz.

O destaque dado pela Agecom às ações de extensão se dá pelo compromisso dos projetos em servir à população por meio de cursos, de eventos e de programas, oferecendo melhoria da qualidade de vida, bem como promoção do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. “Ao integrar o conhecimento e os recursos da UFRN com as necessidades e conhecimentos produzidos na comunidade, a extensão desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais informada, saudável, igualitária e sustentável”, destaca Ricardo Fonseca, da coordenadoria de Ações Comunitárias da Proex.

Recital dos Projetos de Inclusão, ação de extensão da EMUFRN – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias