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28 de Abril de 2024

Dia das Mães: 10 dicas de especialista para não cair em golpes nas compras online

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É chegada a temporada de compras para o Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais rentáveis para os negócios online. No último ano, o e-commerce faturou R$6,7 bilhões nesta época, enquanto o ticket médio fechou em R$478,57, e o número de pedidos ultrapassou os 14 milhões. 

As expectativas para 2024 são altas. Para se ter uma ideia, o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV/IDV) prevê um crescimento de 4,9% nas vendas do mês de maio comparado com 2023. 

De acordo com pesquisa da Opinion Box,  42% dos consumidores desejam comprar os produtos em sites e e-commerce. 26% pretende fazer compras no Instagram, 24% em aplicativos de lojas e 10% pretendem comprar via WhatsApp. Mesmo com esse avanço significativo na maneira de fazer compras online, infelizmente a experiência muitas vezes deixa de ser boa por causa da falta de segurança na internet. 

Já dados de um estudo da IBM mostram que roubo e vazamento de dados lideram ciberataques no Brasil. A América Latina, e principalmente o Brasil, tem se tornado um importante alvo para ataques virtuais de cibercriminosos. Apesar de representar apenas 12% dos ataques, a região já é a quarta mais atacada do mundo.

Garanta sua segurança online!

O Brasil destaca-se de maneira crítica quando o assunto é segurança online. Apesar da ampla adoção da internet móvel e da popularização dos pagamentos digitais nos últimos anos, o número de roubos de dados e crimes cibernéticos se mantém alto ano após ano.

Consumidores e empresas enfrentam riscos e estão vulneráveis a ataques de ransomware, nos quais os dados das pessoas são criptografados e um resgate é exigido para liberá-los. Ou seja: uma internet mais segura é imprescindível para que pessoas e negócios tenham uma experiência positiva nas compras e vendas. 

Para o especialista em negócios digitais da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, Fellipe Guimarães, “o grande avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia, além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os presentes de Dia das Mães em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp”, explica. 

Segundo o profissional, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Atitudes simples, como utilizar somente o cartão virtual - que expira após um determinado período - nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa, já ajudam a evitar problemas sérios”. 

Como se proteger durante as compras na internet? 

  • Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro
  • Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro. 
  • Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Sempre que puder, evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico. 
  • Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual oficial. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.
  • Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite. 
  • Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.
  • Nunca clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma. 
  • Outro cuidado é com o recebimento de ligações solicitando a confirmação de dados pessoais ou pedindo a senha do banco para confirmar a compra. Se isso acontecer, desligue imediatamente o telefone e ligue para o seu gerente de outro aparelho. 
  • Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento. 
  • Não realize compras através de wi-fi aberto como em shoppings, aeroportos, etc, pois os criminosos (hackers) podem interceptar seus dados.

Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser feito nesses casos:

  • Registre imediatamente a reclamação no site da empresa.
  • Recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa.
  • Registre as reclamações em sites de consumidores, como o Reclame Aqui.
  • Registre a reclamação no site do Procon/Ministério da Justiça.
  • Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia.
  • Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos. 
  • Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.
  • Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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