Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Abril de 2018

Conheça o Videocamp: site que disponibiliza produções do cinema e incentiva a exibição pública e gratuita de filmes engajados

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um sistema de filmes por streaming que oferece obras “de impacto” do cinema gratuitamente, contanto que você junte a plateia. Essa é a proposta do Videocamp, que possibilita acesso gratuito a filmes, catalogados por temática, e ainda permite organizar exibições para vários telespectadores. A plataforma é de grande valia não só para quem gosta de cinema, mas para fins educativos - professores que busquem filmes sobre um tema específico para discussão com a turma, por exemplo. E essa é a principal proposta deles. 

 “O Videocamp é uma plataforma que reúne filmes de impacto disponíveis para exibições públicas gratuitas - basta reunir cinco pessoas para poder assistir. E o que entendemos por filmes de impacto? São aqueles que apontam causas urgentes, que retratam situações que precisam ser destacadas, que ampliam o nosso olhar para temas sensíveis e que, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural”, explicam os idealizadores.

O site reúne um acervo de filmes voltados a assuntos de interesse social, como criança e natureza, direitos humanos, infância, meio ambiente, cultura, educação, política, zonas de conflitos, entre outros, divididos nas categorias animação, documentário e ficção. Dentre as produções, estão “Uma Escolha (Mercy’s Blessing)”, da cineasta inglesa May Taherzadeh, que por esse curta-metragem recebeu, dentre outros prêmios, o de melhor diretora no “Best Independents International Films”, na Alemanha; “Menino 23”, produção da Globo filmes e Canal Brasil, dirigido por Belisário França e vencedor do prêmio de melhor documentário pelo “ Black Film International”, em Montreal, no Canadá; “Mãe só há uma”, de Anna Muylaert; “O Começo da Vida”, de Estela Renner, e muitos outros de 9 países.

O principal objetivo do site, segundo ele mesmo define, é a promover a realização de exibições públicas gratuitas desses filmes em qualquer lugar do país. Para isso, basta se cadastrar como produtor, educador, ONG ou uma empresa. Feito isso e após a escolha do filme, é só preencher o formulário “Organize sua Exibição” com as informações necessárias e o Videocamp envia um e-mail em até 72 horas com link de acesso à produção que será exibida. Para a realização de uma sessão é necessário ter no mínimo 5 espectadores.

Já foram realizadas mais de 20 mil exibições em 90 países, contando com a participação de 800 mil espectadores. No Brasil, até o momento, mais de 711 mil pessoas assistiram a pouco mais de 18 mil exibições. O Videocamp conta também com editais de incentivo a produção cinematográfica. O atual, que está com inscrições abertas até o dia 21 de junho deste ano, patrocinará o projeto escolhido com até 400 mil dólares. A temática de 2018 é a educação inclusiva.

Para saber mais detalhes do projeto, acesse: https://www.videocamp.com/pt

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias