Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Abril de 2018

Confira oito dicas para identificar notícias falsas na internet

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A equipe do É Isso Mesmo? (Blog de checagem de O Globo) apresenta um manual que ajuda você a identificar notícias falsas. Ao ler um texto na internet tenha em mente as dicas abaixo. Isso aumenta a certeza de que estará consumindo uma informação confiável e de qualidade.

Não leia só o título

É comum que notícias falsas sejam publicadas com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações. Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.

Desconfie de textos alarmistas

Manchetes e textos muito alarmistas podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo às vezes é só conseguir cliques. Quando surgirem expressões como “desmascarado!” e “saiba aqui a verdade sobre”, desconfie: a chance de a informação não ser confiável é maior.

Informações vagas são mau sinal

Textos com informações genéricas, sem identificação dos envolvidos ou o local do fato, são pouco confiáveis. Notícias sérias respondem às perguntas mais importantes do leitor e mostram detalhes sobre um determinado fato.

Confira a data da publicação

Textos antigos costumam voltar a circular pelas redes quando algum assunto vira notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia a informação compartilhada tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão.

Cuidado com vídeos e áudios

Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns. Tente encontrar a gravação original e pesquisar as circunstâncias em que ela foi feita.

Confira se a informação foi publicada por um veículo profissional de imprensa

Quando uma informação é verdadeira e relevante, ela provavelmente foi publicada por algum veículo profissional de imprensa. Procure saber se já existe alguma reportagem sobre o assunto e confira a apuração: o jornalismo tem o compromisso de ouvir e incluir o outro lado da história.

Consulte as fontes oficiais

É fácil atribuir um número ou uma informação a um órgão oficial, mesmo que seja falso. Por isso, é necessário sempre checar as fontes. Muitos órgãos públicos apresentam dados em seus sites, o que facilita a pesquisa.

Verifique antes de compartilhar

Repasse apenas informações que você tem certeza que sejam verdadeiras. Você é responsável pelo que compartilha. “Mande esse texto para todos os seus contatos” ou “faça essa mensagem chegar ao maior número de pessoas” são frases comuns em textos que contêm notícias falsas.

Fonte: O Globo em https://blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo/post/nao-caia-nessa-manual-para-identificar-noticias-falsas-na-internet.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias