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15 de Junho de 2018

Confira as principais conclusões da pesquisa Reuters News Report, que apontam as principais tendências da comunicação

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O Reuters News Report é um dos maiores estudos de mídias e do comportamento do consumidor de notícias, realizado anualmente em 37 países. A edição que acaba de ser divulgada, já tratada em postagens de hoje, trouxe seis principais conclusões listadas pela ANJ e comentadas abaixo pelo Blog da Juliska:

1. Aplicativos de notícias, boletins informativos por e-mail e notificações móveis continuam ganhando importância. Mas em alguns países os usuários estão começando a reclamar do excesso de mensagens.

É sempre importante estar atento àquela velha máxima: “menos é mais”!

2. As preocupações com privacidade reacenderam o crescimento no uso de ad blockers. Mais de um quarto (27%) dos entrevistados bloqueia anúncios em qualquer dispositivo.

Eu estou nessa estatística no que se refere a anúncios no meio de vídeos – sempre pulo. É o momento de se pensar em outra forma de se cativar a atenção nessas plataformas ou de começar os vídeos de uma forma que prenda incrivelmente a atenção.

3. A televisão continua sendo uma fonte importante de notícias para muitos, mas há declínio na audiência anual, o que levanta questões sobre sua capacidade de atrair a próxima geração de telespectadores.

Basta observar os adolescentes para ver um exemplo prático. Já é comum ligarem a televisão seguindo direto para o streaming, pulando de imediato os canais pagos. O desafio é para queimar a pestana dos executivos de TV para os próximos anos.

4. Os consumidores continuam relutantes em ver vídeos de notícias em sites e aplicativos de publishers.

O consumidor de notícia parece interessado numa informação curta e compilada, ou em algo que lhe permita o próprio ritmo de consumo da informação.

5. Os podcasts estão se tornando populares em todo o mundo devido ao melhor conteúdo e à distribuição mais fácil. Os jovens são muito mais propensos a usar esse recurso do que ouvir rádio.

Impressionante o retorno dos podcasts! Tenho sentido isso com o que produzimos aqui no Blog. Mesma lógica de consumir a informação ao seu tempo e no seu ritmo.

6. Assistentes digitais ativados por voz crescem rapidamente, abrindo novas oportunidades para o áudio de notícias.

O Google anunciou nesta semana a evolução dos seus assistentes por voz, e o Brasil é o segundo maior mercado mundial para este tipo de tecnologia.

(Fontes: Pesquisa Digital News Report 2018 e reportagem da Redação ANJ Associação Nacional de Jornais https://bit.ly/2JWYTA6)

 

 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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