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30 de Dezembro de 2022

[ARTIGO] Comunicação com efetiva conexão e resultado é desafio abrangente para 2023

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*Por Juliska Azevedo


Impressionante como a Comunicação de Excelência tornou-se alvo de atenção de um público cada vez mais abrangente, de forma rápida e decisiva, ao longo deste ano que termina. De repente, algo que parecia mais restrito a um público específico – lideranças, palestrantes, pessoas que tinham o falar em público como ofício ou profissionais da comunicação – passou a estar presente no foco de profissionais, e também de empresas, das mais diversas áreas.

Um sem número de pessoas percebeu que comunicar-se bem poderia ser o segredo para alcançar, de forma mais precisa, objetivos pessoais e profissionais. E essa percepção surge bem no meio de um momento em que o mundo passa por um excesso de informação, pela mistura de inúmeros ruídos de comunicação, pela proliferação em massa das Fake News, pelo crescimento dos dogmas e tantas outras práticas avessas ao bem comunicar.

Foram muitos, ao longo de 2022, os exemplos públicos da influência decisiva do comunicar bem. Em meio a uma guerra entre Rússia e Ucrânia, um presidente se destaca e vira a personalidade do ano da revista Time por, em momento algum dentre os tão difíceis ultrapassados, recuar da decisão prática se comunicar diariamente com o mundo. E na mais disputada eleição da história democrática do nosso país, o peso da má comunicação – das palavras erradas nas horas erradas – tem papel decisivo, dentre outras análises possíveis, na avaliação e decisão do voto.

Enquanto isso, entre os cidadãos de classe média e seus grupos de convívio social – amigos, familiares – a comunicação é cada vez mais apontada como caminho para a resolução de conflitos. Conceitos como a da Comunicação Não-Violenta ganham força. A lembrança da importância da empatia e do ouvir, em um mundo digital em que tanto se expõe e pouco se troca, passa a marcar presença em sermões religiosos, discussões familiares, nas escolas, nos consultórios de psicologia. Em um mundo com tanto barulho, parar para ouvir se torna urgente no comunicar.

A etimologia da palavra Comunicação vem do latim communicatio, que significa tornar comum, compartilhar; e de communis, que quer dizer “público, geral, compartilhado por vários”. Ela nos lembra que o comunicar envolve o ir e o vir, a soma e a partilha e nos chama para a reflexão sobre o excesso de informações que muito expressa, mas pouco recebe.

Para as empresas, da mesma forma, é crescente o interesse pelo aprimoramento da comunicação com seus diversos stakeholders: clientes, fornecedores, parceiros e, especialmente, entre colaboradores. Muito ouvi, ao longo do ano que termina, sobre a preocupação comum a diversas instituições e empresas com a comunicação interna – um dos principais desafios das organizações em geral. Uma comunicação que envolve propósito, engajamento, acolhimento e eficiência dos processos.

Para abranger mais um tópico desse assunto tão vasto, a comunicação pessoal e profissional nas redes sociais, universo que absorve a grande maioria de nós com um misto de álbum pessoal, posicionamento profissional, registros familiares e exposição social, vem capturando cada vez mais atenção de quem antes apenas postava de forma descompromissada. O fim da privacidade e da separação entre o profissional e o pessoal já é um fato concreto nas redes. Encontrar o tom certo para a exposição dessa persona virtual é preocupação cada vez mais frequente.

Em meio a tantos aspectos em pauta em torno da comunicação, eu ouso dizer que não tenho dúvidas de que o tema permanecerá em alta e capturando cada vez mais tempo e alerta das pessoas e empresas. Nesse contexto, cresce a responsabilidade dos profissionais da comunicação como orientadores e condutores dessa “virada de chave” necessária em busca de uma sociedade, e por que não de um mundo, onde a comunicação de qualidade seja chave para decisões acertadas e para a paz social. Pode parecer muito? Pode. Mas não duvide do poder da conexão da comunicação. Porque ela é eficiente, efetiva e capaz até de mudar o mundo quando atinge o seu objetivo maior: o de conectar pessoas.

Desejo a todos os leitores um 2023 repleto de comunicação que promova conexões, respeito e paz!

*Juliska Azevedo é editora deste blog, jornalista especialista em assessoria de comunicação, sócia-diretora da agência Ska Comunicação e gerente de comunicação do Sistema FIERN.


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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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