27 de Janeiro de 2024
Como os veículos usam os Canais do WhatsApp?
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Aplicativo de mensageria mais popular no mundo, segundo a Similarweb, o WhatsApp é usado por diversas empresas a fim de dialogar de forma mais direta com os consumidores. Com os veículos de notícia, não é diferente. Os publishers usam a ferramenta para atendimento ao consumidor ou para enviar as notícias diretamente para o usuário.
Em setembro de 2024, a Meta anunciou o lançamento de uma nova função no WhatsApp: o Canais. Nesse recurso, as empresas e criadores de conteúdo podem criar um espaço onde publicam conteúdo e os usuários inscritos podem reagir ao conteúdo.
Assim, os Canais do WhatsApp se somaram às demais redes sociais para divulgação de conteúdo e experiências de marca, com a diferença de uma relação mais imediatista e segmentável. Além disso, segundo os veículos, a ferramenta proporcionou acesso a novos dados sobre o público consumidor – algo que, futuramente, pode resultar em nova fonte de receita.
Como os veículos usam o Canais do WhatsApp?
De forma geral, os veículos de notícia utilizam a função para entregar conteúdos exclusivos para o usuário e ampliar a presença da marca no dia a dia digital do público. A ferramenta oferece acessibilidade e interação rápida com o conteúdo.
O uso mais comum é a divulgação de conteúdos publicados no portal do publisher, mas de forma adaptada para o formato, como em resumos de forma direta e instantânea. “Isso fortalece nossa relação com os leitores e amplia nossa presença digital”, sublinha Fernando Miranda, CMO do Grupo Exame.
Alguns publishers optam por criar canais separados para cada assunto que cobrem, assim segmentando o conteúdo por interesse. Por exemplo, o Grupo Perfil tem canais dedicados exclusivamente à enviar informações de cobertura do Big Brother Brasil. “Estamos na era da individualização da experiência digital e os canais do WhatsApp propõem esta experiência de forma ainda mais rápida e acessível para uma audiência ativa e mobile”, descreve Luis Maluf, presidente do grupo.
Da mesma forma, o ge conta com 19 canais, cada um dedicado a publicar notícias dos maiores clubes brasileiros. Assim, o veículo conta com o canal do Flamengo, Corinthians, entre outros. Neles, o ge veicula vídeos exclusivos, o que aumenta o valor de seguir o canal da marca. Para tornar a experiência melhor, André Amaral, gerente editorial do ge, afirma que a empresa usa uma linguagem mais próxima de uma conversa no app. O G1 conta com 40 canais, entre eles os de notícias e os de serviços, como Guia de Compras, Fato ou Fake, Guia Cultural, etc.
Fonte de dados e fidelização
A plataforma também funciona como um recurso para conhecer melhor os gostos do consumidor a partir das reações e demais interações com o canal. É possível coletar informações sobre preferências e, a partir disso, pensar novas estratégias.
Além disso, os veículos utilizam o canal para fidelizar o consumidor, marcando uma presença constante em um aplicativo com alta penetração e acessado diariamente. “Pela própria segmentação de conteúdo e pela ação direta de engajamento, os seguidores se tornam agentes de mudança e constroem com as marcas os seus interesses”, explica Maluf.
Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/veiculos-canais-whatsapp