Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Agosto de 2019

Coluna Turismo em Foco: Ruínas do Hotel Reis Magos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Conselho Municipal de Turismo aprovou, por unanimidade, a demolição do Hotel Reis Magos. A reunião realizada na manhã dessa quinta (22) no auditório da Fecomércio, contou com a presença de 18 conselheiros.

O encontro contou com a presença de Carlos Castim, procurador geral do Município, e do advogado da empresa Hotéis Pernambuco SA, João Vicente, onde fizeram um balanço das ações realizadas até aqui envolvendo o processo.

“De acordo com os laudos que temos, uma restauração completa custaria 100 milhões de reais. Não temos condições e nem interesse em realizar esse trabalho”, destacou João Vicente, que na oportunidade ressaltou que a empresa está em dia com o IPTU do local.

Novas frequências no RN: A GOL anunciou nessa quinta (22) novas saídas regulares de Natal para o Rio de Janeiro, além de acrescentar voos extras na alta temporada para São Paulo (Congonhas), Brasília e Goiânia e voos internacionais para Buenos Aires. Os bilhetes estarão disponíveis para compra a partir de 13 de setembro.

Novos voos no CE: A partir de 20 de dezembro a Air Europa inicia suas operações no Ceará, conectando Madri e Fortaleza. Com duas frequências semanais (às terças e sextas-feiras) até junho de 2020, quando passará a operar três voos por semana (às quartas, sábados e domingos). A companhia já está presente em Salvador (BA), São Paulo (SP) e Recife (PE). A aeronave, o Airbus 330-200, tem capacidade para 299 passageiros.

Aumento no Turismo Cultural: Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cidadania, o primeiro semestre de 2019 registrou um aumento de 31% no movimento dos museus brasileiros, comparado ao mesmo período do ano passado. O Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), foi o que mais recebeu público no primeiro semestre dos últimos anos.

As medidas para melhorar o turismo cultural no Brasil também recebem atenção do Ministério do Turismo. Desde sua criação, em 2003, o MTur destinou recursos em projetos estruturantes para vários museus espalhados pelo território brasileiro. Ao todo, foram 653 projetos de museus e centros culturais em todas as regiões do Brasil, com valor de repasse de R$ 313 milhões.

Brasil registra queda de 5,4% na chegada de estrangeiros: De acordo com dados da Polícia Federal (PF), a entrada de turistas estrangeiros no Brasil teve queda de 5,4% no primeiro semestre de 2019, quando comparado ao mesmo período do ano passado. No total foram 2,77 milhões de turistas chegando ao País entre janeiro e junho, 158 mil a menos que em 2018.

A entrada de turistas estrangeiros recuou em quatro dos seis primeiros meses deste ano. Caso a tendência se mantenha até o fim do ano, esta será a primeira retração desde 2015. A maior queda registrada foi de Argentinos, que representavam 49% da entrada de não brasileiros pelas fronteiras do país e hoje está em 40%.

ABIH Nacional: Durante a semana, a ABIH Nacional, representada pelo presidente Manoel Linhares e pelo diretor da Nacional e presidente da ABIH-RN, José Odécio, cumpriram agenda em Brasília, com reuniões nos Ministérios e no Congresso Nacional. Na pauta, assuntos de interesse da hotelaria e desenvolvimento do Turismo Nacional e do Rio Grande do Norte.

FINECAP 2019: De 5 a 7 de setembro, será realizada a 23ª edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar - FINECAP 2019, no município de Pau dos Ferros. Com uma programação que alterna atrações de peso nacional, valorização dos artistas da terra e atividades culturais, a Feira deve atrair visitantes de todo RN, movimentando a economia da cidade.

Ingressos online: Os visitantes do Parque das Aves agora já podem adquirir seus ingressos online, no site http://tickets.parquedasaves.com.br/, o consumidor pode escolher as três experiências disponíveis, Visita Padrão, Backstage Experience e Forest Experience. Mais conforto e comodidade ao turista.

Rock in Rio 2019: A CVC colocou à venda seu último lote de pacotes de viagens com ingresso para Rock in Rio 2019 para os dias 28 de setembro, 3 e 5 de outubro, com saídas de diversas cidades, diferente da organização do Rock in Rio que já está com ingressos esgotados.

Para atender a diferentes perfis de público e orçamento, a CVC disponibiliza São várias opções de pacotes, com valores a partir de R$ 868, que incluem um dia de ingresso para o festival, traslado exclusivo para a Cidade do Rock, seguro viagem, transporte rodoviário ou aéreo e a opção de incluir ou não a hospedagem. Mais informações: https://m.cvc.com.br/promocao/rock-in-rio.

MTur discute regionalização: Com o objetivo de ajudar os destinos a se qualificarem, o Ministério do Turismo, realizou na quarta (21), em Brasília, a 6ª reunião do Programa de Regionalização do Turismo (PRT + Integrado). Cerca de 100 pessoas, entre gestores e representantes do turismo das cinco regiões brasileiras, participaram do encontro, onde o MTur apresentou ações e programas para o desenvolvimento da região.

Durante o encontro, também foram discutidos temas como segurança turística, sustentabilidade e turismo responsável, além da regularização e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil.

O Cadastur e o Mapa do Turismo Brasileiro estão entre as ferramentas que orientam várias ações do MTur realizadas em parceria com estados e municípios. É o caso de repasses de recursos para obras de infraestrutura e de programas de financiamento de projetos públicos e privados, como o Prodetur + Turismo e o Fungetur, além de programas de qualificação e capacitação no turismo.

Polos turísticos do RN: Com o objetivo de definir metas e estratégias para tornar o Rio Grande do Norte mais produtivo, no que diz respeito a implementação da atividade turística, a Secretaria Estadual de Turismo do RN retoma hoje (23) as Reuniões Ordinárias do Conselho Regional de Turismo nos polos turísticos do RN, começando pelo município de Tangará, no polo Agreste-Trairí.

Na terça (27), será a vez da cidade de Viçosa, no polo Serrano. Na quinta (29), Natal será sede da reunião do polo Costa das Dunas. E na sexta (30), os representantes do polo Seridó se reúnem no município de Lagoa Nova. Essa rodada será finalizada na cidade de Grossos, no dia 3 de setembro, quando os representantes do polo Costa Branca estarão reunidos.

Contato da coluna: gabiduartern@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias