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26 de Maio de 2018

Cinco dicas para definir a “persona” que você precisa atingir com a comunicação da sua marca

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Por Juliska Azevedo

Precisa vender um produto ou serviço, atrair atenção e clientes para uma relação duradoura com sua marca e não sabe por onde começar? Uma das estratégias de marketing mais importantes para se construir relacionamento com o cliente real é definir a buyer persona, ou seja, o personagem, a pessoa, com quem você vai falar nas mídias sociais. É traçar o perfil de cliente desejado pela sua empresa, o que pode ser norteado ao se responder à pergunta: Quem é o meu cliente ideal? Quais as características dele? Sobre que assuntos devo falar nas minhas redes sociais para atrair a atenção deste cliente ideal?

A persona do seu cliente vai nortear a linguagem de comunicação do seu negócio, onde sua marca deverá estar presente e que estratégias utilizar para chamar a atenção e cativá-lo. Vai servir para definir a linguagem a ser adotada nos blogs e nas postagens de mídias sociais e, além disso, vai apontar para quais são as principais redes sociais a serem utilizadas pela sua marca.

“A ideia é que seus esforços estratégicos sejam o mais assertivos possível, para que não haja desperdício de tempo, energia, e muito menos de dinheiro, para se atingir o alvo desejado”, explica a professora de Comportamento do Consumidor Digital, Juliana Utyama, da pós-graduação em Comunicação Digital da UNP, ao falar para o Blog sobre o processo de formação da persona.

Abaixo, dicas para você identificar a buyer persona do seu negócio e passar a comunicar-se com ela:

1 – Comece definindo quem é o seu cliente ideal

Qual seria o melhor cliente possível para seu negócio? Defina como é esse cliente. Ele representa o perfil que você quer “atingir” com suas ações de comunicação.

2 – Não trabalhe com achismos

Não defina a persona a partir de suposições. Pesquise, siga e acompanhe clientes em mídias sociais com perfis semelhantes.

3 – Descubra quais são os gostos e preferências

Que tipo de mensagens e informações podem chamar a atenção da persona por tratarem de temas e assuntos que ele goste, que sejam do interesse dele? Seu desafio é descobrir e produzir conteúdo que atraia a atenção.

4 – Elenque as “dores e necessidades” da persona

Pesquise e encontre quais são os maiores temores do seu cliente ideal. O que ele precisa e o que ele teme com relação ao serviço que você está oferecendo. Que tipo de experiências anteriores podem ter gerado “traumas”.

5 – Identifique como ele se informa

Descubra quais os canais principais utilizados pelo persona para se informar. Por newsletter, por site? Podcast, YouTube? Faça por onde estar presente onde seu persona está.

O passo a passo norteia como saber para quem se está falando, como forma de otimizar as estratégias de marketing de atração a serem adotadas e para dar asas à criatividade na produção de mensagens que possam criar uma relação de proximidade com o seu cliente de perfil ideal.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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