Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Dezembro de 2018

Cientistas sociais lançam livro sobre a "baixaria" nas eleições brasileiras

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os cientistas sociais Anderson Santos, professor do departamento de políticas públicas da UFRN, e Daniel Menezes, Diretor do Instituto Seta, lançarão, na quarta-feira (05 / 12) às 19:00 horas no Margem Hub de Fotografia, o livro: "Eleições no Brasil: manual compacto de campanha negativa" pela editora Appris.

SINOPSE

Popularmente conhecida como “baixaria”, a campanha negativa é uma realidade e tem um papel importante na dinâmica eleitoral. Campanhas centradas exlusivamente em propostas e discussões sobre os problemas locais, regionais ou nacionais são absolutamente insuficientes e não atendem plenamente o interesse coletivo, ao contrário do que se pode imaginar à primeira vista. Isso porque a realidade política dispensa as simplificações. Muito do que se diz sobre as eleições, na opinião pública, está ancorado em pré-noções e maniqueísmos.

Sem o ataque contra o oponente, quem irá informar o eleitor sobre fatos desabonadores dos contendores? Obviamente, não significa que a propaganda negativa seja um expediente de uso ilimitado. Há que se considerar os usos éticos dessa ferramenta. Nessa perspectiva, como fazer uso desse expediente? Costuma- se dizer popularmente que a diferença entre o veneno e o remédio está na dosagem. Então, com qual intensidade deve-se recorrer à campanha negativa? Qual o melhor meio? Qual o melhor momento? Quais são os alvos prioritários? Esta obra pretende responder a essas e outras indagações. Boa leitura.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias