Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Dezembro de 2023

Campanhas de Natal com criadores de conteúdo no Instagram saltaram mais de 300% em 2022, diz pesquisa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

De acordo com a pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, espera-se que o Natal deste ano injete R$ 74,6 bilhões na economia, e, pensando nisso, as marcas estão avaliando meios efetivos de alavancar suas vendas. Uma das estratégias mais bem-sucedidas é o marketing de influência, que vem ganhando adeptos ano a ano. A Squid, empresa de tecnologia líder em marketing de influência baseada em dados, realizou um levantamento que analisou as campanhas de Natal em 2021 e 2022 e que traz insights para o mercado adotar em 2023.

"O cenário do marketing de influência está evoluindo a passos largos, e os números refletem essa ascensão. O aumento de 21,5% nos investimentos globais, atingindo US$ 29 bilhões em 2022, como indicado pela pesquisa da PQ Media, demonstra a crescente confiança das empresas nessa estratégia inovadora. Este é um momento crucial para as estratégias de marketing de influência, que têm o potencial não apenas de impulsionar as vendas, mas também de criar conexões autênticas com os consumidores”, explica Luciano Kalil, Head de Produto da Squid. 

Aumento explosivo nas campanhas e engajamentos:

Segundo o levantamento, houve um crescimento exponencial no número de campanhas de Natal, um aumento de quase 300%, de 2021 para o ano de 2022. O número de influenciadores contratados cresceu quase 150%, no mesmo período, refletindo a crescente eficácia do marketing de influência. Além disso, o engajamento total registrou um aumento impressionante de quase 800%.

Mudança nas preferências de conteúdo:

O estudo revelou uma mudança nas preferências de conteúdo, com um aumento considerável no uso de vídeos e Reels em 2022. Em comparação com 2021, o número de vídeos aumentou em 152% enquanto os Reels registrou um aumento de 105% sugerindo uma adaptação às preferências em evolução do público.

Diversificação setorial:

Uma tendência notável foi a diversificação dos setores envolvidos nas campanhas de Natal. O segmento de "Beauty & Care" registrou a liderança nas campanhas de natal, e logo é seguido pelos setores como "Alimentos" em segundo lugar e "Home Care" em terceiro lugar nas campanhas de 2022.

Expansão geográfica das estratégias:

O estudo também revelou uma expansão geográfica nas estratégias de marketing de influência. Enquanto São Paulo manteve a liderança em 2022, novos estados, como Pernambuco e Santa Catarina, surgiram, destacando a crescente adesão ao marketing de influência em diversas regiões do Brasil.

“Os dados comprovam uma transformação notável nas estratégias de marketing durante o período natalino. As empresas estão reconhecendo, cada vez mais, o potencial dos influenciadores digitais para alcançar resultados impactantes que, não somente trazem reflexo positivo nas vendas de fim de ano, mas também potencializam a conexão entre as próprias marcas e os consumidores”, finaliza Kalil. 

O levantamento de Natal da Squid foi realizado pela área de Business Intelligence entre os dias 21 de novembro a 05 de dezembro de 2023 levando em consideração as campanhas realizadas no período de natal dos anos de 2021 e 2022 dos influenciadores cadastrados na plataforma.

Sobre a Squid 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias