Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Janeiro de 2021

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo abre vaga temporária para jornalista de dados

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O projeto CruzaGrafos, desenvolvido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a Brasil.IO, vai contratar um(a) jornalista de dados para atuar na equipe. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais e as inscrições vão até 4 de fevereiro somente por meio deste formulário.  Para sanar dúvidas envie email para cruzagrafos@abraji.org.br

A iniciativa é um trabalho de mais de um ano realizado pela Abraji e pelo programador e ativista de transparência Álvaro Justen, o Turicas, com o apoio da Google News Initiative.

Em poucas palavras, o CruzaGrafos é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar a visualização de relações em grafos, que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia. O jornalista pode, por exemplo, estabelecer diversas conexões entre empresas e políticos. Saiba mais sobre como o projeto se diferencia de outras técnicas de investigação aqui.

A pessoa selecionada será treinada pela equipe da Abraji e do Brasil.IO. Álvaro Justen indica esse curso sobre jornalismo de dados e SQL para quem se interessar pela vaga, com vídeos linkados. E o CruzaGrafos também tem um curso on-line disponível.

Responsabilidades

Realizar análises exploratória de dados em diversas bases de dados de interesse público; Colaborar na criação coletiva de projetos de análises, programação e visualização de dados; Criar relatórios sobre investigações jornalísticas atuais no noticiário baseadas em dados e evidências; Redigir textos descritivos e tutoriais sobre investigações jornalísticas baseadas em dados e evidências; Realizar checagens de cruzamentos de bases de dados.

Condições

A contratação terá duração de 4 meses, com possibilidade de uma renovação. Isso será feito para que pessoas diversas possam ter acesso à vaga ao longo do ano; Todos os currículos enviados nesta seleção serão também avaliados nas futuras seleções de 2021; Somos uma organização que valoriza a diversidade e encorajamos pessoas LGBTQ+, mulheres e pessoas pretas, pardas e indígenas a concorrer neste processo seletivo; Remuneração a combinar.

Requerimentos

Ter muita vontade de aprender; Experiência com jornalismo de dados; Domínio de planilhas eletrônicas; Conhecimento de linguagens de programação preferível (uma ou mais: SQL, R ou Python).

Diferenciais

Gestão e redação de newsletters; Participação em hackathons e/ou eventos relacionados a técnicas de análises de dados, como seminários, workshops etc; Familiaridade com a Lei de Acesso à Informação (LAI); Conhecimento sobre a organização do poder público e mecanismos de controle nos diferentes poderes e níveis federativos.

Local de trabalho

A Abraji está localizada em São Paulo, capital, mas por imposição da pandemia do novo coronavírus este trabalho pode ser realizado remotamente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias