Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Março de 2024

Apesar dos riscos, brasileiros estão otimistas sobre a IA

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Foto: Faisal/Adobestock

A facilidade é uma das percepções dos brasileiros sobre os benefícios da inteligência artificial (IA). É o que indica a terceira edição do Relatório Global Sobre Novos Consumidores, realizado pela agência Marco ao lado da Cint.

O estudo revela que 88% enxergam que a tecnologia trará facilidades para a rotina de todos. A opinião da amostra é simultânea à percepção de que a IA pode trazer riscos, como a perda do emprego (67). No âmbito global, 72% dos entrevistados declararam tal receio, contra 68% que reconheceram a facilitação que a IA proporciona.

Ao todo, as empresas ouviram mais de 7.300 indivíduos do Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. A pesquisa foi feita entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Os brasileiros estão menos preocupados sobre as ameaças de ferramentas de IA. 42% disseram estar apreensivos sobre o tema. A média global é de 58%. No geral, quase 60% acreditam que a IA seja uma ameaça para a humanidade, contra 42% no Brasil. Isso vem com preocupações globais (73,5%) de que a tecnologia incita preconceito e outros padrões ruins de comportamento.

Em relação aos benefícios, os respondentes apontaram a função da IA na redação de textos (59%) e na criação ou edição de imagens (58%). Entre a amostra brasileira, os resultados ficaram em 68% e 73%, respectivamente.

Apesar disso, outros usos, como a aplicação em carros autônomos, ficam em 40%. Na sequência, aparecem educação (43%), área médica (37%), agricultura e pecuária (19%).

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/brasileiros-ia-pesquisa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias