Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Abril de 2018

Agência de checagem de informações e canal Futura lançam banco de memes contra as Fake News

[1] Comentários | Deixe seu comentário.

A Agência Lupa, que é especializada em checagem de informações, e o canal Futura lançaram um banco de memes com a intenção de identificar e combater as Fake News. A ideia é usar o poder de convencimento dos memes — imagens divertidas com algum texto engraçado — para convencer familiares, amigos e a população em geral a não compartilharem informações duvidosas.

Os memes do projeto foram desenvolvidos pela designer Mariana Martins. “A ideia de produzirmos essa série de memes veio de experiências da vida real, de situações em que nossos checadores sabiam que determinado conteúdo era falso, velho, fora de contexto, exagerado… Mas não tinham um jeito educado e bem-humorado de pedir a seu interlocutor que pensasse duas vezes antes de compartilhar”, relata Cristina Tardáguila, diretora da agência Lupa.

Para José Brito, gerente de distribuição do Canal Futura, “A proposta dos memes é sensacional, pois amplia o alcance do projeto com uma linguagem contemporânea, muito comum em sistemas de mensageria, como o WhatsApp, e redes sociais”, disse o gestor. Em um ano em que teremos eleições no Brasil, essa é uma boa alternativa estimular as pessoas a questionarem as informações que recebem.

Os memes já estão disponíveis para download no site http://fakeounews.org/ e podem ser compartilhadas em redes sociais como o Facebook, Whatsapp, entre outras. No site você encontra também dicas para verificar se um conteúdo é falso e vídeos sobre o assunto.

Fonte: Agência Lupa 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

wilson cabral gomes
Abr 18, 2018

Parabéns pelo blog, serei a partir de hoje seu weber leitor

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias