Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Maio de 2022

UFRN ganha seis medalhas de ouro no Troféu Adhemar Ferreira da Silva

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o evento do Troféu Adhemar Ferreira da Silva aconteceu neste final de semana, 14 e 15 de maio, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Representando a UFRN, os atletas Elmir Henrique Silva, Isis Raquel Nascimento e Hyan Maurício somaram sete medalhas conquistadas, sendo seis de ouro e uma de prata. Com isso, a UFRN somou 86 pontos no ranking da competição e ficou com a quarta colocação na categoria universitária, mesmo com apenas três atletas.

A competição teve início no sábado e a primeira conquista da UFRN não demorou a ser alcançada. Já na primeira etapa do Troféu, Elmir Henrique Silva, aluno de Engenharia Biomédica, disputou a prova dos 110 metros com barreiras. Com o tempo de 15s51, o atleta potiguar ficou com a  medalha de ouro. Ainda no sábado, o estudante participou da disputa por medalha nos 100 metros rasos e conquistou mais um ouro, com a marca de 11s52. “Fiquei muito feliz por ter conseguido concretizar o que venho fazendo nos treinos e, consequentemente, por voltar para casa com as tão sonhadas medalhas. Sei que ainda há muito o que se trabalhar, mas essa competição foi importantíssima para agregar experiência em diferentes âmbitos da minha vida”, relata. 

Outro a alcançar o lugar mais alto do pódio duas vezes foi Hyan Maurício. O aluno do curso de licenciatura em Educação Física conquistou o ouro nos 1.500 e nos 5.000 metros rasos, batendo seu recorde pessoal em ambas as provas. “Fiquei muito feliz com os resultados. Corri de acordo com o planejado e consegui executar o que venho fazendo nos treinamentos, o que me levou a conquistar esses resultados incríveis. Nós fomos em pequeno número para Bragança, mas com muita vontade e desejo de conseguir bons resultados”, comenta o atleta.


Assim como Hyan Maurício, Isis Raquel Nascimento conquistou suas melhores marcas pessoais na temporada. Competindo nos 200 e 400 metros rasos e nos 400 metros com barreiras, a aluna do curso de Gestão Hospitalar ganhou três medalhas, sendo duas de ouro, nos 200 metros rasos e 400 metros com barreiras, e uma de prata, nos 400 metros rasos. “Foi uma experiência sensacional para mim, totalmente enriquecedora. Estou terminando meu último ano de estudos e fechando com chave de ouro as minhas participações em competições universitárias, conquistando três medalhas. Ficamos em quarto lugar geral entre as universidades. Isso com apenas três atletas. É uma marca incrível”, destaca.

Alexandre Bulhões, coordenador de esportes do Complexo de Esportes e Eventos (Coespe) da UFRN, destaca o resultado obtido pelos atletas e ressalta a importância do incentivo ao esporte universitário. “O Coespe parabeniza os nossos atletas pelo desempenho apresentado e pelo destaque que foi dado à Universidade. Mesmo sendo representada por somente três atletas, alcançamos o 4° lugar geral. Todos os nossos atletas medalharam. Dessa forma, é primordial que a UFRN continue fomentando e investindo no esporte universitário para que possamos manter o nível de excelência apresentado nos últimos anos”, afirma. 

Treinador dos estudantes Elmir e Isis, Rui Barboza Neto complementa a fala do coordenador Alexandre e acredita que competições como o Troféu Adhemar proporcionam aos atletas universitários uma experiência única. “São oportunidades que surgem por meio do esporte, mas também por intermédio da Universidade. Os atletas da UFRN puderam trocar experiências com atletas profissionais de alto rendimento e também com outros atletas universitários da região Sul e Sudeste, o que certamente é algo único e enriquecedor para eles. É a junção do ingresso na UFRN com a prática esportiva que oportuniza esse tipo de experiência e que possibilita esse nível de resultado para os nossos atletas”, pontua o treinador.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva teve a participação de 281 atletas federados e 57 universitários. Todos os resultados dos federados e universitários estão disponíveis no site da competição.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias