Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

31 de Agosto de 2020

Rede Municipal de Natal oferecerá teleaulas para 9º ano do Ensino Fundamental

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Rede Municipal de Ensino de Natal iniciou o projeto piloto teleaulas para as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. As gravações estão acontecendo nos estúdios da Band RN com os professores que atuam nesta etapa. A aulas presenciais permanecem suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As aulas serão transmitidas a partir de 08/09, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30, com reprise à tarde, das 13h às 15h30, e serão disponibilizadas no canal da Band RN no YouTube.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Natal, a professora Cristina Diniz, que acompanhou parte das gravações na última sexta-feira (28), as teleaulas são destinadas para os 2.571 alunos das 30 unidades de ensino da Rede que ofertam o 9º ano do Ensino Fundamental e totalizam 84 turmas. Para ela, está começando um novo ciclo da Educação e é importante levar conhecimento aos estudantes mesmo em tempos difíceis.

“Nossa preocupação em começar por este grupo de estudantes é pelo fato de serem concluintes do Ensino Fundamental e vão ingressar no Ensino Médio, como também disputam vagas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte ou outras seleções, e ganham bolsas das escolas particulares. Daí a importância do acesso aos conteúdos do ano letivo”, ressaltou.        

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Jeane Lopes, todos os componentes curriculares serão contemplados nas teleaulas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Língua Inglesa, Educação Física e Ensino Religioso. São 341 professores e assessores pedagógicos da Rede envolvidos nas gravações, planejamento didático e organização das teleaulas. Foi elaborado um cronograma de gravação semanal e as aulas serão veiculadas de acordo com a carga horária de cada disciplina.  

“Os professores estão participando de planejamentos semanais e acompanhados pelos assessores pedagógicos por área do conhecimento, bem como cada uma das equipes tem um professor do Atendimento Educacional Especializado e um assessor do Setor de Educação Especial - SEE que assessora na construção de atividades”, explicou Jeane Lopes.

Na sexta (28), a professora de Geografia, Lidyanne Kaline Sousa do Nascimento, que leciona na Escola Municipal Professora Josefa Botelho, gravou duas teleaulas e abordou o tema “Os sistemas econômicos: capitalismo e socialismo”. “Nestas aulas, os estudantes vão aprender os conceitos de capitalismo e socialismo, como surgiram esses sistemas, suas principais características, diferenças e fases”, contou. Para ela, as teleaulas vão garantir que os estudantes tenham acesso à continuação da aprendizagem, mesmo durante a pandemia e suspensão das aulas. “Existe todo um planejamento dos professores e equipe da SME e cuidado na preparação das aulas”, avaliou.       

Quem também acompanhou as gravações, nos turnos matutino e vespertino, foi a assessora pedagógica da SME, Mariana de Vasconcelos Pinheiro Bezerra, que integra a equipe de Geografia e explicou sobre a duração das aulas. “De segunda a sexta-feira, com duração de 30 minutos, teremos aulas diárias de Português e Matemática. As demais áreas do conhecimento, duas vezes por semana, também com 30 minutos. Educação Física e Ensino Religioso, de segunda a quinta, com tempo de 15 minutos”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias