24 de Abril de 2024
Publicidade digital somou R$ 35 bilhões em 2023
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O mercado publicitário investiu um total de R$ 35 bilhões no digital em 2023, informa o Digital AdSpend, relatório do IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media.
O relaório também informa o share de cada aparelho, canais e formatos. Em relação a aparelhos, 74% do investimento foi destinado a mobile, enquanto 26% a desktop.
O canal mais popular é social (52%). Buscas (29%) e publishers e verticais (19%) dividem o restante do bolo.
Considerando retail media, o montante investido no digital fica R$ 37,6 bilhões. Nesse caso, a divisão por canal ficaria: social (49%), buscas (27%), publishers e verticais (18%) e retail media (7%).
Por fim, entre os formatos, vídeo concentra 36% do investimento, imagem somou 35% e busca ficou com 29%.
Setores que mais investem em publicidade digital
Cerca de 58% do investimento publicitário no digital corresponde a soma dos investimentos de cinco setores: coméricio (23%), serviços (12%), mídia e financeiro (ambos com 8%) e eletros (7%).
Porém, cerca de sete setores investiram mais de 50% da sua verba para publicidade no digital no ano passado. Foram eles: vestuário, que investiu 73% da sua verba; eletro e informártica, que destinaram 71%; agropecuária e escritório com 56%; industrial apostou 53%; e comércio e educação investiram 50%.
Mídia, telecom, alimentos, turismo e financeiro diminuiram o investimento. Segundo o Digital AdSpend, o setor financeiro retraiu os valores destinados à mídia pelo segundo ano consecutivo.
Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/2023-publicidade-digital-35-bilhoes