Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Outubro de 2020

Pesquisa no RN desenvolve bebida láctea a partir do caju e soro do leite

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma bebida láctea fermentada com lactobacilos vivos foi produzida por meio da polpa do caju e soro do leite, produto que seria descartado pela indústria de laticínios potiguar. O produto é fruto de pesquisa realizada pela aluna do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia (PPGB-UnP), Flávia Roberta Monteiro, sob a orientação da Profa. Dra. Heryka Myrna Maia Ramalho.

A criação do probiótico foi possível a partir da adição da polpa de caju em diferentes concentrações do soro do leite, que seria produto de descarte orgânico de empresas produtoras de queijos da Região Seridó do Rio Grande do Norte. O que seria descartado e depositado no meio ambiente, originou uma bebida probiótica com alto nível de aceitação, passando em todos as avaliações sensoriais. Além da importância de criar um novo probiótico, a pesquisa representa uma melhoria no desempenho ambiental das empresas, uma vez que esses rejeitos orgânicos impactam diretamente na natureza.

Os resultados do projeto comprovaram que podemos reaproveitar subprodutos da indústria alimentícia e desenvolver novos alimentos com elevado valor nutricional e aceitabilidade sensorial por parte dos provadores. A pesquisa demonstra ainda que produtos desenvolvidos com a utilização de recursos biotecnológicos podem ser importantes para o setor econômico e o meio ambiente.

Os probióticos são microrganismos vivos benéficos à saúde, que agem favorecendo a presença de bactérias boas no nosso organismo e diminuem a concentração de bactérias ruins (patogênicas e putrefativas) e microrganismos indesejáveis. Eles nos beneficiam equilibrando a flora intestinal, o colesterol, ativando a imunidade humoral e celular, aumentando a digestão da lactose, reduzindo a insônia e prevenindo a constipação e o estresse.

A pesquisa foi publicada neste mês em Revista Qualis A, “Resarch, Society and Development.”,em parceria com os pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia (PPGB-UNP). O artigo intitulado “Probiotic fermented milk drink added with cashew pulp (Anacardium occidentale): formulation, physicochemical, microbiological and sensory characteristics” foi resultado do projeto de pesquisa desenvolvido pela aluna no período do Mestrado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias