Aqui você encontra comunicação, educação, tecnologia, mundo corporativo, entrevistas, mídias sociais e cultura

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

16

Out

Com foco na utilização de jogos digitais como ferramentas práticas educativas, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas, até o dia 18 de outubro, para participação em dois cursos de extensão sobre a aplicação de games educacionais no ensino-aprendizagem.

Sobre os temas PlayEduc: Um Framework para Planejar Jogos Educacionais Digitais Inovadores e Modelagem Matemática Aplicada aos Jogos Educacionais Digitais: Um Método de Simulação para a Contextualização de Problemas, os cursos contam com inscrições gratuitas, que devem ser realizadas neste endereço eletrônico, no caso da primeira ação, e neste Leia mais

16

Out

Uma pesquisa recente do Airbnb apontou uma tendência interessante para o mercado de aluguel de cômodos e apartamentos para o ano de 2021. Segundo o AdWeek, as viagens domésticas continuarão como principal foco de viagens durante e após a pandemia. Mil pessoas foram entrevistadas, e um total de 62% disse que procuram fazer viagens curtas.

Ao todo, 83% dos entrevistados se mostraram a favor da relocalização como parte do trabalho remoto. Vinte e cinco por cento acreditam que seriam capazes de “viver onde quiserem” e continuar a trabalhar remotamente. Isso leva em conta, claro, que boa parte das empresas em todo o mundo já se adaptaram ao trabalho à distância, já que a pandemia fez com que a população procurasse evitar ao máximo sair de casa.

Leia mais

16

Out

A partir de dezembro, Facebook, Google, Amazon e outros gigantes de tecnologia pagarão impostos digitais em território francês, anunciou nesta quarta-feira (14) o ministro das finanças, Bruno Le Maire. A União Europeia há muito discute a atualização das regras fiscais internacionais mas, com a pandemia, as negociações ficaram para o ano que vem. A França, porém, resolveu não esperar.

“Ou se aceita a prorrogação por meses, talvez anos, ou se considera que impostos justos sobre atividades digitais são urgentes e, neste caso, a Europa dá o exemplo”, disse Le Maire à agência Reuters.

A iniciativa francesa já era esperada; ano passado, o governo criou uma taxa de 3% sobre a receita de ... Leia mais

16

Out

Você provavelmente já se pegou assoviando, murmurando ou cantando um trecho de uma canção que gosta, mas que não sabe exatamente outros trechos da faixa, assim como o nome ou o artista. Agora, a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina do Google podem te dar uma mãozinha: a companhia lançou nesta quinta-feira (15) uma extensão aprimorada do reconhecimento de áudio já presente no seu widget, app de buscas ou Google Assistente para smartphones que reconhece a música, mesmo com o mínimo de informação a respeito.

Basta você clicar no ícone de microfone que fica no widget da busca do Google e assoviar, cantar ou até murmurar a melodia entre 10 a 15 segundos para que a poderosa IA da companhia tente encontrar o nome da faixa, letra e o autor — e nem precisa ser muito detalhado ou no ritmo certo, o que é um... Leia mais

16

Out

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está oferecendo cinco novos cursos gratuitos para professores da educação básica e estudantes de licenciatura de todo o país.

Frutos de uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e ministrados à distância, os cursos buscam preparar profissionais da educação básica para que utilizem ferramentas digitais em suas aulas, seja em ambientes virtuais, seja nas atividades presenciais após o retorno às salas de aula.

Estão sendo oferecidas 300 mil vagas para os seguintes cursos: Como Produzir Videoaulas (25 horas de duração); Mediação em Ensino à Distância-EaD (30 horas); Desenho Didático para o Ensino On-Line (50 horas); Multi... Leia mais

15

Out

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) firmou parceria com a Plataforma Iwof, uma ferramenta que oferta oportunidades para mão de obra especializada baseado na tecnologia 4.0, ajudando a pessoas e empresas, e fomentando a nova economia colaborativa, trazendo conceitos modernos que ajudam e muito nesta nova realidade atual.  

O presidente do SHRBS-RN, Habib Chalita, destacou o fato que alguns estabelecimentos da área de hospedagem e alimentação já utilizam o aplicativo e aprovam a sua funcionalidade. “A tecnologia é uma grande aliada ainda é dá mais dinâmica nesse processo tão importante na economia ainda mais nesse processo de recuperação que vivemos em todo o Brasil”, comentou.

Para o diretor-executivo do SHRBS-RN, Juan Garcia, a ferramenta dá uma maior dinâmica no que se refere à proc... Leia mais

15

Out

O conteúdo intitulado “História das Mulheres do Campo e da Cidade do Rio Grande do Norte” passará a ser incluído como atividade extracurricular, obrigatória, nas escolas públicas e privadas do Estado, se o Projeto de Lei 203/2020, de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD), aprovado, por unanimidade, na reunião da Comissão de Administração, Serviços Públicos, realizada na manhã desta quinta-feira (15), pelo sistema remoto, for transformada em Lei.  

“Essa proposição visa fazer com que a história das mulheres Norte-rio-grandenses entre no rol de atividades extracurriculares da Educação Básica nas unidades escolares do Estado. Várias mulheres, do campo e da cidade foram e são muito atuantes em diversos setores da nossa sociedade, colaborando assim para importantes avanços nos seus setores de ati... Leia mais

15

Out

Hoje em dia as crianças já crescem com o instinto de estar presentes na internet, são os chamados nativos digitais, pois já estão inclusos em um cenário tecnológico. No entanto, é fundamental ter atenção com uma série de fatores que podem impactar na vida dos pequenos. Apesar de ser uma ferramenta importante para conhecimento e educação, a web também pode trazer alguns problemas e nesse caso, é papel dos pais manter um controle do uso.

Por conta disso, a mãe da youtuber e influenciadora mirim Lívia Lopes tem muito cuidado com os acessos da filha, mesmo com toda a produção de conteúdo para as redes sociais. “Apesar de ela estar constantemente apresentando material na internet, ela não faz apenas isso. Até porque nos meios de comunicação dela são exibidas as atividades que ela faz no dia a dia,... Leia mais

15

Out

Para tentar reduzir a evasão escolar neste momento de pandemia do novo coronavírus, o governo de São Paulo vai distribuir 750 mil chips com pacote de internet para os alunos mais carentes da rede pública estadual de ensino e também para professores. O objetivo é tentar garantir conexão à internet para o ensino remoto e híbrido, que deve continuar mesmo com o retorno gradual das aulas presenciais. O investimento do governo paulista é de R$ 75 milhões, para 12 meses.

Do total de chips a serem distribuídos, 250 mil unidades serão destinadas para professores e servidores. Estes chips terão 5 gigabytes de internet por mês, com acesso a ligações e mensagens de SMS. Para alunos mais vulneráveis, serão distribuídos 500 mil chips mensais com 3 gigabytes de internet. Neste caso, v&ati... Leia mais

15

Out

Deu na Tribuna do Norte: 

Trinta dias depois do retorno das aulas presenciais na rede privada de ensino em Natal, nenhum caso do novo coronavírus foi registrado entre alunos, professores e demais trabalhadores dessas instituições. A informação é do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Norte, responsável pelo monitoramento dos estabelecimentos que já reabriram. No período, segundo o Sindicato, o número de escolas abertas presencialmente passou de seis no primeiro dia – 15 de setembro - para 106 até a última sexta-feira (9). Em paralelo, a média de novos casos da covid-19 no Estado se manteve em 245 casos por dia, patamar observado desde o fim de agosto.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), que monitora o registro dos casos feitos pelas Secretarias Municipais de Saúde, também informou que n&atild... Leia mais