Aqui você encontra comunicação, educação, tecnologia, mundo corporativo, entrevistas, mídias sociais e cultura

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

4

Jul

Você perdeu o Blog da Juliska Debate na última quinta-feira? Falamos sobre Fake News, sobre o Projeto de Lei que tramita no Congresso a respeito desse assunto, sobre o inquérito das Fake News conduzido pelo STF, sobre pol´tiica internacional, desinformação, mídias sociais, o papel da imprensa e outra série de assuntos correlatos atuais. Clique aqui e assista:

 

Leia mais

4

Jul

A Abraji está selecionando estudantes de Direito ou de Relações Internacionais para uma vaga de estágio nos projetos Ctrl+X e Publique-se, iniciativas que, respectivamente, mapeiam as tentativas judiciais de cercear a liberdade de expressão e processos judiciais que citam políticos como partes. Envie seu curriculum até o dia 10 de julho de 2020.

Enquanto durar a pandemia, o estágio será on-line. Depois será presencial, na cidade de São Paulo. São 6 horas diárias de trabalho que envolvem as tarefas de ler, analisar e catalogar processos judiciais. 

Os interessados devem preencher o formulário. A Abraji entrará em contato com os selecionados para entrevist... Leia mais

4

Jul

Por Meio & Mensagem

O Facebook e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFj, em inglês) anunciaram os 44 selecionados para o programa de apoio à veículos de notícias na América Latina durante a crise de Covid-19. Entre os eleitos de 12 países da região (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai) estão 14 veículos brasileiros: Folha de S.Paulo; Estado de S.Paulo; UOL; Nexo Jornal; Rede Gazeta; Agência Pública; Alma Preta; O Povo; Gazeta do Povo; Metro Jornal; NSC Total; Nós, mulheres da periferia; Estado de Minas; e TV e Rádio Jornal do Commercio.

Com o objetivo de fortalecer a cobertura sobre a pandemia, combater a disseminação de notícias falsas, investir em tecnologia e auxiliar jornalistas neste momento, o projeto destinará US$ 2 milhõ... Leia mais

3

Jul

A retomada das atividades comerciais foi iniciada e o setor produtivo, que tanto defendeu esse momento, dá continuidade ao trabalho em prol do comércio seguro e responsável. A partir deste sábado, 4, representantes e colaboradores das Entidades empresariais estarão realizando orientações, de estabelecimento em estabelecimento, nos principais centros comerciais de Natal, orientando e tirando dúvidas dos empresários, colaboradores e população, acerca dos protocolos a serem seguidos. O SOS PROTOCOLOS é uma realização da CDL Natal, Fecomércio RN e Sebrae RN, que conta com o apoio da Associação Comercial do RN, Facern, Aeba, Viva o Centro, Fiern e Fetronor.

A ação, é um suporte aos empresários nesse novo cenário. O setor produtivo sabe de sua responsabilidade em relação ao cumprimento dos protocolos e de evita... Leia mais

3

Jul

Com o avanço tecnológico e o estreitamento da relação da sociedade com gadgets como smartphones e tablets, é inevitável também que a produção de lixo eletrônico acompanhe o crescimento vertiginoso no consumo tecnológico. O reflexo disso acaba se ter exposto em um relatório internacional, que aponta que em 2019 a humanidade produziu mais lixo eletrônico do que em qualquer outro período da história.

Ao todo, foram mais de 53 milhões de toneladas de lixo, que inclui celulares, computadores, tablets e demais lixos eletrônicos. O índice fica ainda mais preocupante quando constatamos que apenas 17% desse total foi oficialmente reciclado. Os outros 83% foi simplesmente despejado, empilhado ou sequer há registro de seu destino.

O relatório aponta também que a tendência &eac... Leia mais

3

Jul

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, em parceria com a Secretaria de Ensino a Distância (Sedis), lança nesta sexta-feira, 3, mais um curso destinado a professores da Instituição, intitulado Como produzir videoaulas utilizando ferramentas simples. Apesar de ter como público-alvo os docentes, os servidores técnico-administrativos também são convidados a participar. 

O administrador de Redes da Sedis, Artur Nobre, ministrará o conteúdo. De acordo com ele, o curso será autoinstrucional, com recursos interativos e foi preparado para que os participantes possam conhecer os princípios da produção de videoaulas de forma simples. Ao todo, serão três aulas que somam 30h de carga horária. 

Entre... Leia mais

3

Jul

A Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis) da UFRN e a Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFSOL – Núcleo Natal Zona Norte), lançam na próxima segunda-feira, 6, a loja virtual da Feira Potiguar de Economia Solidária (FeirArte), em uma live, às 10h, no instagram do projeto.

A loja virtual funcionará através do endereço www.lojafeirarte.com e reúne nove grupos entre coletivos, associações, cooperativas e grupos de mulheres da grande Natal e do Seridó. Na loja, os clientes terão a oportunidade de conhecer tanto os produtos, quanto os grupo... Leia mais

3

Jul

O processo de aprendizagem e de inclusão de deficientes na educação sofre diversas barreiras no dia a dia, ainda mais em período de pandemia. Mas, uma cartilha que pode auxiliar no desenvolvimento de estudantes com surdez. O Guia de Ferramentas Digitais no Contexto da Educação de Surdos, projeto de dissertação de Everton Brito, que é professor de Geografia no colégio Salesiano RN, pretende facilitar essa atividade. Ele é concluinte do Programa de Pós-Graduação de Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e, entre os anos de 2018 e 2020, desenvolveu uma pesquisa em parceria com a professora orientadora Dra. Flávia Roldan Viana, observando o contexto inclusivo e bilíngue para os alunos com essa deficiência.

O Guia pretende ensinar como as ferramentas digitais, como Kahoot&nbs... Leia mais

3

Jul

O baixo nível de aprendizado dos alunos, as grandes desigualdades e a trajetória escolar irregular estão entre as questões mais preocupantes em relação à educação pública brasileira. A constatação está no Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento do Plano Nacional de Educação 2020, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento do biênio 2018- 2019 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem 20 metas definidas para serem alcançadas entre 2014 – 2024, mostra que dificilmente o Brasil vai conseguir atingi-las no prazo. Na educação infantil, por exemplo, responsável por crianças até 3 anos, a cobertura chegou, em 2018, a apenas 36%. O maior número de crianças não atendidas – cerca de 1,... Leia mais

3

Jul

Os 100 maiores anunciantes do Facebook investiram 18,3% menos em publicidade na rede social nesta quarta-feira, 1º de julho, em comparação com a mesma data do ano anterior, o que já reflete um efeito do boicote envolvendo a rede social. Os dados foram divulgados pela consultoria Pathmatics.

A empresa analisou os números dos 100 maiores anunciantes da rede social – sem incluir os investimentos feitos no Instagram – e os comparou com os investimentos registrados em 1º de julho de 2019. A consultoria vem observando o comportamento dos investimentos na plataforma nos últimos dias, quando começaram as notícias sobre a interrupção de publicidade por parte de grandes anunciantes. Oficialmente, o boicote teve inicio na quarta-feira, 1º de julho.

No primeiro dia de julho de 2019, os anunciantes haviam investido US$ 13,8 milhões na plataforma, nos Estados Unidos. Neste ano, ... Leia mais