Aqui você encontra comunicação, educação, tecnologia, mundo corporativo, entrevistas, mídias sociais e cultura

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

13

Jan

O Instituto do Cérebro da UFRN está recebendo matrículas para alunos regulares e especiais em suas disciplinas. São 18 turmas que se iniciam no próximo dia 18 de janeiro e outras três em março. Para se inscrever, o estudante precisa ter vínculo com a UFRN. As disciplinas ofertadas em nível de graduação serão realizadas no formato on-line, abordando diversos temas e aspectos que ajudam na introdução ou avanço daqueles que têm interesse nas neurociências.

Uma das mais concorridas: Introdução à neurociência, será ministrada pelo neurocientista Claudio Queiroz, chefe do Laboratório de Redes Neurais... Leia mais

13

Jan

Há poucos dias, a plataforma começou a informar aos usuários que eles precisavam concordar com os novos termos de uso ou perderiam o acesso ao aplicativo. A política revisada discutia o compartilhamento de dados com o Facebook, bem como as informações que o WhatsApp coletava automaticamente. Isso incluía registros de atividades, registros de dispositivos e conexões, bem como dados de localização e interações com contas comerciais.

Segundo um porta-voz da empresa, a mudança foi feita principalmente para fornecer “informações mais claras e detalhadas” sobre como o WhatsApp usa seus dados. Ainda assim, muita gente não entendeu a nova atualização. Com isso, o WhatsApp usou seu perfil no Twitter para afirmar que vai “continuar a proteger suas mensagens priva... Leia mais

13

Jan

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, fake news e boatos são compartilhados nas redes sociais. Agora, com o início das primeiras campanhas de vacinação contra a COVID-19, a onda de desinformação cresce e, potencialmente, coloca em risco o combate à pandemia. Em resposta a este problema, o Google anunciou nesta terça-feira (12) a criação de um novo fundo para apoiar a produção de conteúdo jornalístico checado sobre vacinas.

Para alavancar a checagem e a verificação de fatos, a Google News Initiative desenvolveu o Fundo Aberto Contra a Desinformação de Vacinas COVID-19 e depositou US$ 3 milhões (cerca de 15,9 milhões de reais) para a inciativa. A expectativa é ajudar no combate à desinformação sobre as imunizações contra o coronavírus.

Leia mais

13

Jan

No domingo (17), milhões de estudantes de todo o país farão a primeira prova da edição impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Além de responder às questões objetivas de linguagens e ciências humanas, os participantes farão a prova de redação, a única parte subjetiva do exame. Com critérios específicos de correção, a redação pode ser o diferencial na nota dos estudantes. 

“A primeira coisa é que a prova não vai ter grandes mudanças na redação”, diz o professor e fundador do Laboratório de Redação, Adriano Chan. Na prova, os estudantes devem, a partir do tema proposto e dos textos motivadores - que não podem ser copiados - escrever um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. Os participantes devem defender uma tese, ou seja, uma o... Leia mais

12

Jan

O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol realizará a sua quarta edição nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, com programação totalmente gratuita composta por mostras de filmes e debates.  Após três edições presenciais de sucesso, com 57 filmes exibidos, este ano o Festival acontecerá no formato on-line, devido a pandemia da COVID-19. Com realização da Pinote Produções, o projeto segue com o objetivo de ampliar as plataformas de difusão do cinema independente com foco na produção potiguar e brasileira.

O Festival teve mais de 350 filmes inscritos nas duas mostras: a Mostra Cine Verão Poti exibirá obras de realizadores potiguares e rodados no estado do RN, e a Mostra Cine Verão Brasil exibirá obras realizadas por brasileiros de diversas regiões do país. Após a análise criteriosa... Leia mais

12

Jan


As microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que desejam optar pelo regime tributário do Simples Nacional podem solicitar a mudança até o próximo dia 29, último dia útil deste mês. A solicitação somente pode ser realizada neste período, pela internet, por meio do Portal do Simples Nacional, ao clicar em em Simples – Serviços > Opção > Solicitação de Opção pelo Simples Nacional).

Ao optar por esse modelo, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos (ICMS, IPI, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ISS E INSS patronal), de uma única vez, o que reduz custos e facilita o pagamento das obrigações, permitindo menos burocracia para administrar o negócio. Ao ter o pedido aceito, a adesão retroagirá ao dia 1º de janeiro.

Par... Leia mais

12

Jan

As férias de verão são ideais para curtir a família, relaxar após um ano difícil e cansativo. Mas também pode ser uma excelente oportunidade para ampliar os seus conhecimentos. Exemplo disso, são os cursos on-line da ESPM. Com ótimas opções, valores variados e profissionais altamente qualificados, a Instituição de Ensino Superior, garante diversão com aprendizado, ainda que isso seja via plataforma digital.

Quando se trabalha com pessoas apaixonadas pelo que fazem, a rede se torna palco para novas experiências. O professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS), Marcus Nakagawa é uma referência nesse quesito, que não só deixam as aulas mais descontraídas, como também incentiva o trabalho com propósito, a fim de gerar impactos sociais. E justamente por isso, criou o curso de férias em... Leia mais

12

Jan

O retorno presencial para os estudantes da rede estadual de Educação do Rio Grande do Norte está marcado para o dia 1º de fevereiro. Mas o período de matrículas para o ano letivo de 2021 será iniciado apenas em março, com a efetivação das matrículas exclusivamente pelo site. 

O retorno será no modelo híbrido. O aluno vai cumprir os 25% restantes do ano letivo de 2020, feito majoritariamente de forma remota por causa da pandemia. 

Segundo a SEEC, no ano passado, foram ofertadas quase 300 mil vagas, somando as mais de 600 escolas da rede no Estado. A expectativa é de que para o período letivo de 2021 seja ofertado um número similar, que supera o total de pessoas matriculadas hoje na rede, de 217 mil.

O calendário escolar 2020/2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 5 de dezembro. A publicaç&ati... Leia mais

12

Jan

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta terça-feira (12), as ações educativas na faixa compartilhada entre ônibus e bicicletas implantada pelo Governo do Estado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal. A ação vai unir Detran, STTU, Sesap, Programa Vida no Trânsito, RN+Saudável e a Associação dos Ciclistas do RN (Acirn).

Nesta semana serão realizadas três dias de blitzen educativas iniciando na terça (12) e seguindo na quinta (14) e no sábado (16), nos horários de 9h às 10h e das 15h30 às 16h30. Os dois lados da avenida estarão com equipes de educação orientando condutores, motoristas de ônibus, ciclistas e pedestres que transitam na via. Pela manhã as ações se concentram na frente do Dunas Shopping e no semáforo da concessionária Fiat. Já a... Leia mais

12

Jan

Lançado em 2019 com conteúdo especial para crianças, o Spotify Kids está prestes a ganhar uma novidade interessante para as famílias que utilizam o principal streaming de música do mercado. Segundo o The Verge, adultos e crianças poderão ter playlists compartilhadas pelo Spotify e pelo Spotify Kids.

Com a novidade, os pais poderão monitorar melhor o que seus filhos ouvem, além de influenciar seus gostos. O app Spotify Kids dá às crianças acesso a conteúdo aprovado para suas faixas etárias com o objetivo de tornar sua experiência no app mais segura. Com as playlists compartilhadas, porém, os pais poderão acrescentar conteúdo que esteja fora dessa bolha para seus filhos.

Para compartilhar uma playlist, basta os pais acessarem a seção protegida ... Leia mais