Um blog diferente! Novidades sobre educação, empresas e empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

10

Jun

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá recursos de acessibilidade inéditos como prova ampliada, superampliada e com contraste, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, serão 101.100 vagas para o Enem Digital. Essa versão do exame será exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo a etapa em 2021.

Entre os perfis de participantes que podem solicitar os atendimentos estão: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.

Segundo o Inep, tamb&eacu... Leia mais

10

Jun

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Pinterest anunciou que, nas próximas semanas, os usuários da plataforma poderão adicionar pronomes pessoais que melhor representem sua identidade de gênero aos seus perfis. Tanto os perfis de usuários quanto de negócios podem escolher os pronomes nas configurações da plataforma e eles aparecerão ao lado do nome. A opção de pronome estará disponível nos idiomas locais em mais de 15 países, incluindo Estados Unidos, Espanha, Itália, França e Brasil.

A novidade faz parte da nova campanha do Orgulho “Show Your True Colors”, voltada ao criador da plataforma, que foi lançada nesta quarta-feira, 9. O filme (veja abaixo) disponível nas redes sociais da plataforma, destaca seis criadores LGBTQIA+, como Zooey Gleaves, do Reino Unido, e Boubou Belbak, da França, que falam sobre como o Pinterest os ajudou... Leia mais

10

Jun

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (Bacen), o Pix, ganha cada vez mais adesão dos brasileiros. Segundo João Manoel de Pinho Mello, diretor da instituição, 253,5 milhões de chaves já haviam sido cadastradas até 31 de maio.

Os dados foram divulgados por ele na noite de segunda-feira (7) em um encontro da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas as informações oficiais devem ser apresentadas nos próximos dias. Mello diz que já foram feitas 2 bilhões de transações pelo sistema entre o lançamento do Pix e o fim de maio. Essas operações movimentaram R$ 1,4 trilhão.

O executivo apontou, ainda, que o Pix é cada vez mais popular no comércio. Em novembro de 2020, 87% das transações eram feitas entre duas pessoas físicas e 5% eram de pessoas para empresas. Agora, ... Leia mais

10

Jun

Como o Instagram decide quais publicações aparecem primeiro para cada usuário? Por que algumas postagens são mais visualizadas? Tentando responder a questionamentos como estes, o CEO da empresa, Adam Mosseri, publicou um comunicado nessa terça-feira (08) explicando o funcionamento da rede social.

Um dos pontos abordados foi o “algoritmo do Instagram”. Segundo Mosseri, a plataforma conta com uma “variedade de algoritmos, classificadores e processos”, para diferentes finalidades. Tais tecnologias ajudam a personalizar a experiência dos usuários, identificando seus hábitos.

O executivo comentou que os algoritmos usados no Feed e no Stories levam em conta centenas de “sinais” para definir o que mostrar primeiro para cada pessoa. Com base em critérios como horário da publicação, curtidas, interação e localiza&ccedi... Leia mais

10

Jun

Contar histórias para as crianças traz tanto benefícios fisiológicos quanto emocionais para elas. É o que provou um estudo inédito realizado com crianças de 2 a 7 anos, internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs). Ao final de leituras de até 30 minutos, elas relataram sentir menos dor, passaram a encarar o tratamento de forma mais positiva e ficaram mais confiantes. 

Os resultados do estudo do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal do ABC (UFABC), feito em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver (Viva), foram publicados este mês na Proceedings of the National Academy of Sciences, periódico científico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

“[A contação de história] possibilita que, a partir do pensamento e da imaginação, a criança comece a habitar out... Leia mais

10

Jun

Confira, no Minuto da Câmara, as principais novidades e iniciativas dos vereadores da Câmara Municipal de Natal: 

Leia mais

9

Jun

Para preservar e facilitar o acesso de pesquisadores e alunos, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) digitaliza jornais potiguares do século XIX. O processo foi realizado mediante parceria da biblioteca com o Laboratório de Imagens (LABIM/CCHLA), que digitalizou os microfilmes do acervo da BCZM entre 2011 e 2015. É um grande catálogo com mais de 15 GB de informação. Ele pode ser acessado aqui

Para Magnólia de Carvalho Andrade, diretora da BCZM, os jornais são de grande ajuda para os pesquisadores, “uma vez que podem acessar essa importante fonte de pesquisa histórica na comodidade de sua casa, principalmente neste momento em que as bibliotecas da UFRN estão fechadas para pesquisas em seu acervo físico”, complementa. 

Leia mais

9

Jun

Buscando contribuir para evitar a prática de assédio moral nos órgãos da administração pública municipal, a Câmara de Natal aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (08), durante Sessão Ordinária Remota, o projeto de lei N°. 13/2018, de autoria do vereador Aroldo Alves (PSDB), que institui no primeiro dia útil do mês de maio, o Dia Municipal de Combate ao Assédio Moral. 

De acordo com o PL, cabe ao Poder Executivo a responsabilidade de criar uma campanha educativa junto aos servidores públicos municipais. “Esse dia vem para lembrar a importância dessa data, para que seja possível combater nos serviços públicos, constrangimentos, xingamentos e uma gama de situações que acontecem nas repartições, dando um freio nesses casos”, destacou o autor do projeto de lei.
Leia mais

9

Jun

Entre os dias 08, 09 e 10 de junho a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) participa da Convenção da CVC. Nesta edição, em formato totalmente virtual, a proposta é apresentar o balanço do primeiro trimestre de 2021 junto às novas políticas internas de modernização com o lançamento da Loja do Futuro. 

O objetivo do evento é capacitar e engajar os franqueados com as novas mudanças adotadas pela empresa, além de promover a interação entre os participantes, potencializando o relacionamento com foco e estímulo para o aumento das vendas. 

“Essa ação colabora com a retomada do turismo 2021 e incrementa toda a cadeia produtiva do segmento do Rio Grande do Norte, já somos um dos estados mais procurados do Nordeste. Com a presença no evento que reúne mais de se... Leia mais

9

Jun

Zoom Video Communications, Inc. (NASDAQ: ZM) anuncia hoje o lançamento do Zoom Phone Appliances, uma nova linha de hardware desenvolvidos especialmente para o trabalho híbrido em escritórios domésticos ou espaços compartilhados, considerando diferentes tipos de demandas do mercado. O Zoom Phone Appliances combina a tecnologia... Leia mais